Você está ciente sobre os planos de governo dos candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022?
O TSE Tribunal Superior Eleitoral exige que os candidatos à Presidência detalhem em seus planos de governo como planejam governar o país.
A entrega do documento é obrigatória, os candidatos ficam livres para elaborar o modelo do programa e em quais setores da administração pública vão estar compondo.
Os eleitores analisam as propostas antes de definir sua escolha.
Confira a seguir os planos de governo dos candidatos à Presidência.
Planos de governo dos candidatos à Presidência da República
Abaixo estão os planos de governo de alguns candidatos à Presidente nas Eleições 2022.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O programa de governo do ex-presidente Lula é chamado de “Programa de reconstrução e transformação do Brasil”.
As propostas focam no combate à fome e à pobreza, com a implantação de políticas públicas já conhecidas em governos petistas, como por exemplo o Bolsa Família.
Aborda, também, sobre o tema das mudanças climáticas.
Economia
No programa de governo do Lula, o petista defende a revogação da lei do teto de gastos e a discussão sobre a legislação trabalhista.
Revogando “os marcos regressivos da atual legislação trabalhista”, que foram estipulados na última reforma.
Em realação a previdência, Lula propõe a superação das “medidas regressivas e o desmonte” promovidas na reforma de 2019.
Meio Ambiente
Em relação ao Meio Ambiente, o projeto afirma que terá compromisso com a “sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas”.
Para fazer isso, Lula sugere uma mudança no estilo atual de consumo de energia, a construção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, além do avanço da transição ecológica e energética.
Segurança pública
Em relação à segurança pública, Lula promete implantar uma nova política em relação às drogas no Brasil, focada na diminuição de riscos, na prevenção, tratamento, além de assistência ao usuário.
Por outro lado, o plano de governo pretende também desarticular as organizações criminosas por intermédio do fortalecimento das investigações e da inteligência.
Saúde
O plano de governo de Lula pretende fortalecer o SUS, deixando-o “público” e “universal”, com o aprimoramento da gestão além da valorização e da formação dos profissionais de saúde.
Aposta na retomada de políticas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, assim como a reconstrução e fomento ao Complexo Econômico e Industrial relacionados à Saúde.
Jair Bolsonaro (PL)
Jair Bolsonaro (PL) tem a “liberdade” como cerne em seu plano de governo.
O documento afirma que ela “é tão importante quanto a própria vida”, repetindo a frase bastante usada pelo atual presidente em seus discursos de campanha.
A temática aborda sobre os principais tópicos abordados por Bolsonaro no seu programa de governo.
O Presidente defende a “liberdade econômica”, a “liberdade religiosa”, “liberdade de expressão”, a “liberdade para a defesa de direitos” e a “liberdade para o uso responsável dos recursos naturais”.
Economia
Em relação a Economia, o plano de governo cita a liberdade econômica como forma de promover o bem estar da sociedade.
De acordo com o documento, é necessário diminuir a quantidade de atribuições do Estado, facilitando o trabalho dos empreendedores, para que se possa gerar emprego e renda.
O documento defende ainda a privatização de estatais para gerar uma melhor administração pública.
Meio Ambiente
O plano de governo de Bolsonaro entende que a tecnologia é uma forma de aumentar a produtividade no campo sem causar danos ao meio ambiente e dessa forma, contribuindo para a preservação.
Também, afirma ainda que é necessário deixar mais fortes os setores de mineração e agropecuário.
O plano de governo destaca a importância do Brasil na produção de alimentos mundial e defende a implantação de políticas com objetivo de garantir a segurança alimentar do Brasil.
Segurança pública
Bolsonaro propõe que seja feito um fortalecimento das ações no combate ao crime organizado, por meio de tecnologia.
O documento aborda o uso de drones, inteligência artificial e até perícia forense como meios em prol desse objetivo.
O plano de governo sugere o aprimoramento da coordenação e integração entre as seguranças públicas federais e os órgãos estaduais e municipais.
Saúde
Bolsonaro afirma que, se for reeleito, pretende trabalhar na extensão ao acesso a serviços básicos de saúde, por intermédio do entendimento de que “a família é a base da sociedade”.
De acordo com o plano de governo é necessário ter como prioridade a atenção primária em saúde.
O documento cita os programas “Estratégia da Saúde da Família”, “Rede de Atenção Materna e Infantil” (RAMI), “Programa Médicos pelo Brasil”, o “Programa de Saúde Bucal” e o “Conecte SUS” como exemplos em que o investimento do governo deu certo e deve continuar.
Ciro Gomes (PDT)
O ex-ministro e candidato Ciro Gomes intitula o seu plano de governo como Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) e afirma ser essencial retomar o crescimento do país de forma economicamente sustentável, assim como a geração de empregos e a garantia da estabilidade de preços.
Economia
Com o objetivo de aumentar a receita do estado, o plano de governo do Ciro Gomes sugere reduzir subsídios e incentivos a empresas privadas, recriar impostos sobre lucros e dividendos, além de adotar o princípio do orçamento base zero e a taxação de grandes fortunas (0,5% para patrimônios acima de R$ 20 milhões).
Meio ambiente
Ciro Gomes entende que é preciso envolver as populações locais das florestas em atividades econômicas que sejam viáveis e sustentáveis.
Contudo, que excluam o desmatamento, defende a criação de zonas econômicas e ecológicas no Brasil com uma estratégia de desenvolvimento regional com uma maior segurança fundiária.
Segurança pública
No seu programa de governo, Ciro Gomes afirma que o crime organizado deve ser combatido em especial com investigações das operações financeiras e de lavagem de dinheiro.
Ciro afirma que vai redesenhar a política de drogas no país, partindo de uma abordagem de redução de riscos e danos, além de aprimorar a gestão prisional com objetivo de ressocializar a população carcerária.
Saúde
Em relação a saúde, o plano de governo de Ciro Gomes cita a “reconstrução” do SUS, com o foco para a modernização da atenção primária.
Também, a transformação das policlínicas em centros de referência especializados para consultas e exames, além da integração dos centros de referência especializados ao atendimento prévio das policlínicas por meio de um registro eletrônico de saúde.
Esses são alguns dos planos de governo de candidatos à Presidência da República, acompanhe nosso blog para saber mais!