Publicidade

Simone Tebet: A aposta do MDB para presidência em 2022!

27/03/22 9:49 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Simone Tebet, filiada ao partido MDB, busca uma oportunidade ao disputar a vaga como Presidente da República do Brasil.

Conhecer bem os seus candidatos é essencial, principalmente, em anos de Eleições como esse.

Pois, nosso voto terá peso significativo pelos próximos 4 anos até a eleição seguinte.

Publicidade

Pensando nisso, separamos artigos sobre cada um dos candidatos, a seguir você vai saber mais sobre a trajetória da candidata Simone Tebet pelo MDB.

Simone Tebet: Sua história na política

Simone Tebet é a filha mais velha do ex-Presidente do Senado e do Congresso, Ramez Tebet.

Ela é professora, advogada com Mestrado em Direito e em Direito Estadual pela PUC-SP, nascida em Três Lagoas (MS), e está em seu primeiro mandato como Senadora

Formou-se em Direito pela UFRJ, é especialista em ciências jurídicas pela Escola Superior de Magistratura.

Publicidade

Simone entrou na política muito cedo aos 32 anos e em 2002, foi eleita Deputada Estadual e permaneceu no cargo até 2004, quando deixou o cargo para se candidatar a Prefeita da cidade onde nasceu, sendo eleita e reeleita para governar a cidade.

Seu principal apoio para seguir na política foi seu pai, Ramez Tebet, ex-Governador do MS, ex-Prefeito de Três Lagos e ex-Senador pela República.

Antes de fazer eletivas, Tebet trabalhou por 12 anos como professora universitária em várias universidades, incluindo a Universidade Federal do MS.

Já foi, também, Assessora Técnica Jurídica e Diretora Técnica Legislativa da Assembleia Legislativa do MS.

Tebet foi eleita pela primeira vez Deputada Estadual pelo MS, onde atuou entre 2002 e 2004.

Ela decidiu concorrer às eleições para Prefeita de Três Lagoas em 2004, sendo a primeira mulher eleita para o cargo com quase 70% dos votos.

Foi reeleita Prefeita em 2008 e nas Eleições de 2010, foi eleita vice-Governadora de Mato Grosso do Sul pela chapa de André Puccinelli, cargo em que permaneceu até 2015, quando deixou o Executivo estadual para assumir o primeiro mandato de Senadora.

Ao longo dos anos, atuou como Senadora em várias comissões, o mandato de 8 anos de Tebet termina em 2023, em 2019, concorreu à cadeira do Senado na bancada do MDB, mas o nome escolhido foi Renan Calheiros.

Em 2014, foi eleita para seu primeiro mandato no Senado Federal.

A deputada é casada com o Deputado Estadual, Eduardo Rocha, com quem tem 2 filhas.

Em 2015, seu primeiro ano no cargo, tornou-se Presidente do Comitê Conjunto de Combate à Violência contra a Mulher.

A academia foi criada naquele ano como uma das recomendações da CPI sobre violência contra a mulher.

A deputada é duas vezes vencedora da convenção Focus Awards (2018 e 2019), elegendo o melhor representante para o Senado.

Tebet foi eleita a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, cargo que ocupou até o final de 2020.

Em 2021, ela concorreu a três prêmios, dos quais foi eleita a melhor do Senado.

simone tebet

Coligações e candidato a vice-Presidente

O nome da senadora está ganhando força entre os partidos do centro político que se comprometeram a lançar um único candidato ao Palácio do Planalto este ano, sendo a única presença feminina entre os candidatos à presidência deste ano.

Além de contar com apoio formal de conselhos regionais e membros do DB, agora é visto por lideranças e bancadas do PSDB como o pré-candidato mais estável da chamada terceira via.

Segundo ela, o MDB não pode estar com Lula ou Bolsonaro “O banco multilateral de desenvolvimento está pré-qualificado, terá candidatura própria e fazemos parte de um projeto chamado Centro para a Democracia.”

Hoje, nesse grupo, a União Brasil nomeará formalmente o deputado Luciano Bivar (PE) como seu candidato presidencial, nos bastidores, foi nomeado vice-candidato à votação final do consórcio tripartido.

MDB, PSDB e União Brasil estabeleceram um cronograma de busca de consenso.

Após o lançamento do Bivar, os diretores se reunirão na próxima semana para discutir os critérios de seleção de um vice para Simone Tebet.

As Eleições irão acontecer em outubro deste ano, portanto, ainda há muito o que acontecer.

Por isso, é importante pesquisar um pouco mais sobre os possíveis candidatos à presidência e observar quem seria o melhor representante do nosso país pelos próximos quatro anos.

Fique de olho no nosso blog para acompanhar mais candidatos a Presidência!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui