Publicidade

Eleições Presidenciais 2022: Conheça os pré-candidatos!

02/01/22 9:20 - Atualizado em 27 de maio de 2022

À medida que as eleições se aproximam, é importante se preparar e reunir informações sobre os candidatos das Eleições Presidenciais 2022 o mais rápido possível.

Com isso, você terá mais tempo para conhecer os nomes que pretendem fazer parte da competição para um dos cargos públicos mais importantes do Brasil.

Confira neste artigo quem são os pré-candidatos que podem concorrer as Eleições Presidenciais 2022.

Publicidade

Eleições Presidenciais 2022: Quem são os pré-candidatos?

A seguir você vai conhecer os pré-candidatos as Eleições Presidenciais 2022, ainda vale lembrar que essas indicações não são oficiais e que elas podem ser alteradas pelos partidos até 15 de agosto.

Luiz Inácio Lula da Silva (Lula)

Luiz Inácio Lula da Silva, filiado e principal fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1980, é o nome do partido para competir nas eleições presidenciais deste ano.

Lula já foi eleito deputado federal por São Paulo, presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos (2003-2011) e Ministro da Casa Civil do Brasil (2016).

Além disso, foi líder sindicalista e metalúrgico antes de se candidatar à presidência pela primeira vez em 1989, que foi derrotado no 2º turno por Fernando Collor do Partido da Reconstrução Nacional (PRN).

Publicidade

Jair Messias Bolsonaro

Jair Bolsonaro, é o pré-candidato pelo seu partido, o Partido Liberal (PL) a reeleição este ano à presidência.

O atual presidente do Brasil formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, e iniciou sua carreira política em 1989 quando foi eleito a vereador do Rio de Janeiro (1989-1991).

Depois disso, ele foi eleito a deputado federal pelo RJ (1991-2019), quando assumiu o cargo como presidente da República.

Ele foi o 1º militar, após a ditadura militar, eleito por voto direto a ocupar a presidência do país.

João Agripino da Costa Doria Junior (João Dória)

Empresário, jornalista e político brasileiro, João Doria é um dos nomes que devem concorrer às eleições da presidência da república pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Ele, que já foi Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, prefeito de São Paulo, e até recentemente governador de São Paulo, agora segue rumo a presidência.

Embora houvesse rumores de que ele abandonaria sua candidatura ao cargo, tanto Doria, quanto Marco Vinholi, Presidente estadual do PSDB, afirmaram que o político continuaria na corrida presidencial.

Simone Nassar Tebet

Simone Tebet é filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e desde 2015 ocupa o cargo de Senadora pelo estado do Mato Grosso do Sul.

Em sua carreira política ela já foi deputada estadual pelo estado do Mato Grosso do Sul, prefeita de Três Lagoas (MS), vice-governadora do MS e, agora, senadora pelo MS.

Simone Tebet é pré-candidata pelo seu partido às eleições neste ano.

Ciro Ferreira Gomes

O advogado e político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), é um dos pré-candidatos a disputar a corrida presidencial pelo seu partido.

Com uma carreira política extensa, Ciro Gomes, já foi deputado estadual do Ceará, prefeito de Fortaleza (CE), governador do Ceará, Ministro da Fazenda do Brasil (1994-1995), Ministro da Integração Nacional do Brasil (2003-2006) e deputado federal pelo Ceará (2007-2011).

Nas eleições presidenciais de 2018, ele ficou em terceiro lugar no primeiro turno com cerca de 13 milhões de votos.

Atualmente, Ciro Gomes revelou que concorreria novamente para as eleições deste ano.

eleições presidenciais 2022

Calendário das Eleições 2022

O calendário das Eleições de 2022 já está completo e foi disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confira clicando aqui.

Os partidos devem enviar a lista ao órgão responsável com o nome dos candidatos oficiais à disputa presidencial até dia 15 de agosto.

Assim, a partir do dia 16 de agosto está liberado a propaganda eleitoral dos candidatos, sendo do dia 26 de agosto a 29 de setembro as propagandas em TV e rádio gratuitas.

No dia 1º de outubro é o último momento para veiculação da propaganda eleitoral dos candidatos e no dia 2 de outubro está marcado para ocorrer o primeiro turno de votações.

Entre o dia 3 e 29 de outubro volta a ficar liberado a propaganda eleitoral para o segundo turno e no dia 30 de outubro é feito o segundo turno das votações.

Quer ter mais informações sobre as Eleições Presidenciais 2022? Confira mais sobre o tema no site e não fique com dúvidas na hora de exercer um dos seus maiores direitos como cidadão, o voto!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui