Publicidade

Luiz Inácio Lula da Silva: Saiba mais sobre esse candidato a presidência!

17/03/22 13:54 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Conheça a seguir um pouco mais sobre Luiz Inácio Lula da Silva, um dos candidatos a presidente do Brasil nas Eleições deste ano.

Logo mais teremos as Eleições 2022 e junto teremos decidir aqueles que irão nos representar pelos próximos 4 anos.

Pensando nisso, preparamos um artigo falando sobre cada candidato à Presidência.

Publicidade

Continue a leitura e saiba mais sobre a trajetória do ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva: Sua história na política

Luiz Inácio Lula da Silva ou Lula, como é conhecido, nasceu em outubro de 1945 no interior do estado pernambucano.

Casou-se com Marisa em 1974, com quem teve 5 filhos.

Em dezembro de 1952, sua família se mudou para o litoral de São Paulo, viajando por 13 dias em um caminhão de pau de arara.

Publicidade

Lula estudou leitura e escrita no Grupo Escolar Marcílio Dias.

Aos 12 anos, ele obteve seu primeiro emprego em uma lavanderia.

Ele, também, era um engraxate e trabalhador de escritório, aos 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde assinou pela primeira vez.

Lula depois se transferiu para a Fábrica de Parafusos Marte e conseguiu uma vaga no curso de Espuma Mecânica no Senai onde se tornou metalúrgico.

A crise que se seguiu ao Golpe de 64 levou Lula a trocar de trabalho, passando por diversas empresas até entrar nas Indústrias Villares.

Ele começou a ganhar exposição ao movimento sindical por meio de seu irmão José.

No ano de 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema realizou eleições para escolha da nova diretoria e ele foi eleito alternadamente.

No ano de 1975, foi eleito Presidente do sindicato com 92% dos votos, representando 100 mil trabalhadores.

Ele se reelegeu novamente como Presidente da coligação em 1978, as primeiras greves a ocorrer no país após 10 anos sem trabalhadores em greve.

Em março de 1979, cerca de 170 mil metalúrgicos pararam o ABC Paulista.

A repressão dos policiais por causa das greves e a falta de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores, fizeram com que Lula pensasse em criar um Partido dos Trabalhadores.

O solo brasileiro passava por um processo lento e gradual de abertura política liderado pelos militares ainda no poder.

Em fevereiro do ano de 1980, Lula fundou o PT junto de outras pessoas.

Em 1980, uma nova greve dos metalúrgicos desencadeou a intervenção federal nos sindicatos e a prisão de Lula e outros líderes sindicais sob a Lei de Segurança Nacional.

No ano de 1982, o PT já estava implantado em quase todo o Brasil.

Lula liderou a organização do partido e concorreu a Governador de São Paulo naquele ano.

No ano de 1986, foi eleito o Deputado Federal mais votado do país na Assembleia Constituinte.

Depois de quase 30 anos sem eleições diretas para o cargo, o PT lançou Lula em 1989 para concorrer a Presidente do Brasil.

Desde 1992, Lula é consultor do Instituto Cidadania, ONG criada a partir da experiência de governo paralelo, focada em pesquisa, pesquisa, debate, publicação, principalmente na formulação de propostas de políticas públicas nacionais, bem como na mobilização e movimento da sociedade civil pela cidadania para todo o povo brasileiro.

Em outubro de 2002, com quase 53 milhões de votos, Lula é eleito Presidente da República.

O primeiro mandato dele manteve o Brasil organizado e pronto para o crescimento econômico, com importantes avanços sociais e uma acentuada melhora na distribuição de renda, graças, inclusive, a políticas voltadas para o salário mínimo e programas como o Bolsa Família.

Reduzir a desigualdade foi uma das marcas dos quatro primeiros anos do governo, com nada menos que 7 milhões de brasileiros ingressando na classe média.

Lula terminou seu primeiro mandato com um índice histórico de 57% de aprovação.

Em outubro de 2006, Lula se reelegeu novamente Presidente do Brasil pelo vice-Presidente José Alencar, com quase 60 milhões de votos.

luiz inácio lula da silva

Coligações e Vice-presidente

Lula se vê livre para concorrer às Eleições de 2022, onde seus adversários podem ser o Presidente Bolsonaro, principal beneficiário de sua prisão e Moro que ingressou recentemente no Podemos.

Antes da batalha, Lula novamente pretendia ampliar o alcance de sua aliança.

Uma das possibilidades discutidas é ter Geraldo Alckmin, ex-adversário que deixou o PSDB, como candidato à vice-presidência.

Luiz Inácio Lula da Silva ainda mostra que mantém um pouco de seu prestígio no exterior, em novembro, foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Quer conhecer mais candidatos à Presidência? Confira o nosso blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui