Publicidade

Qual a função do Deputado Estadual?

07/03/22 11:09 - Atualizado em 19 de maio de 2022

Neste artigo iremos informar qual a função do Deputado Estadual, quais são os requisitos para se tornar um e como ele é eleito.

Entrando em clima de Eleições, é preciso deixar claro os papéis de cada cargo política que irá disputar o pleito pelos próximos 4 anos.

Continue a leitura e saiba qual a função do Deputado Estadual, bem como suas atribuições.

Publicidade

Qual a função do Deputado Estadual?

Quando falamos sobre qual a função do Deputado Estadual, precisamos ter em mente que eles elaboram e alteram as leis, supervisionam as ações dos governadores e representam o povo no nível estadual.

A quantidade de representantes varia de acordo com a unidade federativa.

Em São Paulo, por exemplo, 94 deputados foram eleitos para mandatos de 4 anos.

Nesse período, o Deputado levanta questões pertinentes à classe social ou distrito que o elegeu, tanto nos órgãos governamentais quanto no próprio Parlamento.

Publicidade

Sua função é apresentar projetos de lei e avaliar projetos apresentados por outros representantes, o Governador, o Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e os cidadãos.

Também pode propor a alocação de recursos do orçamento estadual aos municípios.

Outra função é de julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador e examinar a execução das ações executivas, como execução orçamentária, contas e contratos.

No exercício de seus poderes, é livre para exercer cargos públicos e realizar investigações pessoalmente junto aos órgãos da administração direta ou indireta.

Os delegados participam de plenárias e de comissões, onde propõem e analisam projetos de lei, decretos legislativos, resoluções e propostas de emenda à Constituição do país.

Ele, também, pode propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Entre outros motivos, os delegados que deixarem de comparecer a um terço das reuniões ordinárias perderão o mandato, exceto quando a Assembleia Legislativa autorizar licença ou plantão.

Também, será sancionado quem não observar a decência parlamentar, abusar das funções delegadas aos delegados ou obter vantagens indevidas.

Outra função importante dos Deputados Estaduais é fiscalizar o trabalho do poder executivo, Governador, vice-Governador e Secretário de Estado.

Para tanto, pode julgar anualmente as contas prestadas pelo poder executivo estadual e fiscalizar outras ações administrativas, como a execução orçamentária.

A fim de garantir a boa governança do país, a Assembleia Legislativa tem o poder de instituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis condutas ilícitas no Poder Executivo, bem como assumir a responsabilidade do Governador pelas denúncias e procedimentos de encaminhamento em caso de crime.

Os candidatos a Governador, Presidente, Prefeito e Senador são eleitos por maioria de votos, quem tiver mais votos vence.

Mas, as eleições para legisladores, Deputados Estaduais e Federais são diferentes, eles são eleitos pelo sistema proporcional.

Neste sentido, o voto de cada candidato é influenciado pela soma dos votos de todos os candidatos da mesma coligação ou partido, bem como pelos votos lendários.

Sendo assim, os votos residuais do candidato mais votado auxiliam a eleger outros da mesma coligação ou partido.

A quantidade de votos para a eleição do representante federal é calculada da seguinte forma:

  1. O número de votos válidos dividido pela quantidade de cadeiras na Câmara dos Deputados de um determinado estado, o número produzido por esta contagem é o quociente eleitoral.
  2. Depois, para calcular o quociente partidário, divida pelo número de votos recebidos pelo partido ou coligação divididos pelo quociente eleitoral. Esse quociente determina o número de cadeiras que cada coligação ou partido terá na Câmara dos Deputados.

A coligação ou partido onde o candidato obtém mais votos está mais representada na eleição.

qual a função do deputado estadual

Como ser tornar um Deputado Estadual?

Para se tornar um legislador estadual, deve-se primeiro atender a estes critérios estabelecidos na Constituição Federal brasileira:

  • Possuir nacionalidade brasileira
  • Ter pleno exercício dos direitos políticos
  • Pertencer a um partido político
  • Residir no estado em que se candidata
  • Possuir no mínimo 21 anos
  • Alistar-se com um Juiz Eleitoral.

Candidatos considerados não listados não podem concorrer à eleição de um juiz e candidatos analfabetos não podem concorrer a representação estadual.

Os candidatos devem ser eleitos por sufrágio popular, que se baseia em critérios de proporcionalidade que tornam interdependentes os votos do partido do candidato e da quantidade de cadeiras conquistadas por esse partido.

Agora você entendeu qual a função do Deputado Estadual, bem como os requisitos para se tornar um e como é eleito.

Compartilhe esse artigo com mais pessoas e acompanhe mais conteúdos do nosso blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui