Saiba a diferença entre Marketing Político Eleitoral.
Esta diferença te fará entender porque as campanhas publicitárias dos candidatos e partidos mudam quando estamos ou não próximos às eleições.
Pode parecer um assunto de interessa aos políticos, mas você, como eleitor, precisa saber como pensam os líderes de campanhas.
Sobretudo você poderá entender a influência disso tudo em sua vida.
Veremos neste artigo a diferença entre os dois tipos de Marketing.
Além disso será descrito de forma básica como é feito cada processo.
Marketing Político
No Marketing Político ocorrem os planejamentos e as ações com o objetivo de fazer chegar à população as realizações, visões e imagem dos políticos enquanto estão no poder.
O foco é conseguir apoio popular na eleição ou qualquer outra ação política onde demanda força da participação social.
Ou seja, a aprovação de projetos de leis, ganho de liderança em comissões, instauração de CPI, entre outros.
O Marketing Político tem um horizonte temporal de longo prazo.
Sendo assim, possui ações contínuas, buscando construir uma marca pessoal, algo que faça a população conhecer o candidato rapidamente.
Basta pensar em todas as vezes no qual um candidato é exposto a você fora do período de eleição e sem aquela vestimenta clássica das campanhas.
A assessoria de imprensa tem uma participação fundamental neste tipo de marketing, já que as propagandas de agentes públicos são limitadas pela lei.
Dessa forma, a exposição de figuras públicas ganha destaque, sobretudo, no aparecimento em telejornais, entrevistas e debates.
Marketing Eleitoral
Este promove a imagem de um candidato em campanha tendo o objetivo de elegê-lo ao cargo pretendido.
O horizonte temporal aqui é de curto prazo, com objetivos claros e ações mais concretas.
As informações por meio de marketing eleitoral estão em campanhas ou pré-campanhas eleitorais.
Provavelmente essas ações serão claramente eleitoreiras: jingles, panfletos, comícios e propagandas eleitorais gratuitas na televisão e rádio.
Ao invés de tentar atingir a uma parcela mais geral da população, os candidatos devem segmentar os eleitores e daí enviar mensagens precisas.
Sobretudo tendo o objetivo de satisfazer seus anseios e converter o maior número possível de votos.
Definição de Público-alvo
A primeira etapa do planejamento é definir a quem estamos passando cada mensagem.
O político deve mirar cada fração da sociedade e direcionar a ela as devidas mensagens.
Análise dos Concorrentes
Analisar o que os concorrentes estão fazendo, com quem estão se comunicando e como estão as campanhas é um ótimo meio de entender o cenário político.
A eleição política é uma competição, ou seja, ganhar requer mais votos em comparação aos concorrentes.
No entanto, se atacar de maneira justa e conforme a lei, o chamado jogo político.
As principais regras são descritas no site do TSE.
Posicionamento
O posicionamento é a maneira de se mostrar ao público, qual será a sua imagem e mensagem.
Um candidato pode ter mais de um posicionamento, mas eles nunca devem ser incoerentes e conflitantes entre si.
Considerações Finais
Ambas modalidades de marketing diferem pelo horizonte temporal e os objetivos.
O Marketing Político é de longo prazo e busca aproximar o político já no mandato à população de uma forma brande e menos agressiva.
Já em Campanhas Eleitorais o prazo é curto, rápido, pois a intenção é clara de ganhar o pleito.
Além disso, é preciso planejar o público-alvo, analisar os concorrentes e definir um posicionamento.
É dessa maneira que os políticos fazem para chegar até você, gastando a menor quantidade possível de recursos.
Portanto fique atento as estratégias dos políticos nessas eleições.