Alguns candidatos a Governador e Senador do estado do Pará, já estão definidos
O primeiro turno dessas Eleições 2022 está agendado para ocorrer no primeiro domingo do mês de outubro, mais precisamente no dia 2, se for preciso, o segundo turno será feito no último domingo do mesmo mês de outubro, dia 30.
O governo do Pará já anunciou vários nomes que já estão como candidatos a Governador e Senador do estado, o intuito deste artigo é trazer para você algumas informações precisas sobre esses candidatos.
Candidatos a Governador em Pará
Confira abaixo, algumas informações sobre os candidatos a Governador no estado do Pará.
Helder Barbalho (MDB)
Em princípio o presente Governador do Pará, Helder Barbalho será um pré-candidato à uma possível reeleição.
Possui filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi ministro-chefe da conhecida Secretaria Nacional dos Portos, enquanto o mandato do governo de Dilma Rousseff, e também representante da Integração Nacional no governo Michel Temer.
Deu início a sua carreira na política com seus 21 anos, foi Vereador da cidade que nasceu de Ananindeua, sendo eleito, também, Deputado Estadual e Prefeito da mesma cidade e possui 42 anos.
Márcio Miranda (União Brasil)
Outro pré-candidato para o cargo do governo do Pará é Márcio Miranda, pertencente à União Brasil.
No ano de 2018, decidiu o segundo turno das eleições, sofrendo uma derrota ao atual Governador Helder Barbalho.
Márcio é policial militar e a sua origem é do município de Pavão.
Zequinha Marinho (PL)
O seguinte pré-candidato é Zequinha Marinho, do Partido Liberal (PL), é atual componente da bancada evangélica e conseguiu ser eleito para fazer parte do Senado no ano de 2018, é formado em Pedagogia e possui 62 anos.
Zequinha é nascido em Araguacema e foi vice-Governador do Pará acerca dos anos de 2015 à 2019, foi Deputado Federal e Estadual.
Fernando Carneiro e Silvia Letícia (PSOL)
Já o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se junta à disputa com duas opções lançando o Vereador Fernando Carneiro que já se encontra em seu terceiro mandato na cidade de Belém.
Fernando é historiador e tem sua formação na Universidade de São Paulo (USP).
A outra possibilidade para o cargo de Governador do Pará é a professora da rede básica da capital paraense Silvia Letícia, possui doutorado em Políticas Educacionais na Universidade Federal do Pará (UFP).
Candidatos a Senador em Pará
Beto Faro (PT)
Vamos dar início com o Partido dos Trabalhadores que irá apresentar o seu pré-candidato.
O Deputado Federal Beto Faro, possui 52 anos e atual presidente do partido no Pará e sua origem vem de Bujaru.
Criou destaque no combate a consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar além de diversas políticas públicas voltadas para a população rural do Pará.
Os interesses de Faro resultaram numa fissura dentro do partido, um dia em que o Senador Paulo Rocha pretendia enfrentar a reeleição.
No mês de janeiro deste ano, o PT desempenhou prévias e Paulo acabou perdendo essa disputa.
Ursula Vidal (Rede Sustentabilidade)
Uma outra opção à candidatura ao Senado do Pará pertence a Rede Sustentabilidade, que possui pretensões em lançar para disputar a vaga a com formação em Jornalismo Ursula Vidal de 50 anos, presente secretária de Cultura do Governo do Estado, desde o ano de 2019.
No ano de 2018, a mesma Vidal, entrou em disputa por um assento no Senado, porém, não obteve êxito e não conseguiu ser eleita.
Mário Couto (PL)
Mário Couto tem 76 anos, se juntou recentemente ao PL e ganhou forças ao adentrar na eleição com o apoio do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Flexa Ribeiro (Podemos)
Existem grandes especulações que Ribeiro manifeste a sua retirada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a ligação ao Podemos, que pertence ao ex-juiz Sérgio Moro.
Manoel Pioneiro (PSDB)
Já o partido do PSDB trará como pré-candidato Manoel Pioneiro de 64 anos.
O mesmo já foi Deputado Estadual a exatos 4 representações e presidente da Assembleia Legislativa do Pará.
Possui fama em Ananindeua, onde foi Prefeito do município por 4 representações entre os anos de 1996 a 2004 e de 2012 a 2020.
Aguinaldo Promissa (PSL)
Por fim, vindo da parte oeste do estado do Pará, um possível candidato do Partido Social Liberal (PSL) é Aguinaldo Carvalho de Aguiar, famoso por todos como Aguinaldo Promissa.
Este pré-candidato adentra na luta na tentativa de ouvir as demandas da região do Tapajós, também, conseguiu ser eleito Vereador de Santarém no ano de 2020.
Até o momento esses são os candidatos a Governador e Senador pelo estado do Pará.
Gostou deste artigo? Fique sabendo de tudo que envolve as Eleições do ano de 2022 aqui no nosso site!