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Quais são as Agências de Checagem de notícias e seu papel no combate às Fake News!

Categoria(s): Eleições 2022
22/09/22 14:14 - Atualizado em 26 de setembro de 2022
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Você conhece as agências de checagem de notícias e seu papel no combate às fake news?

Nos últimos meses a desinformação tem preocupado as autoridades no mundo todo e no Brasil não é diferente.

As chamadas fake news têm sido motivo de debates acalorados nas redes sociais e programas de TV Aberta.

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Vale destacar que esta prática aumenta de forma avassaladora em época de eleições.

Segundo o site da CNN, 4 em cada de 10 brasileiros afirmam ter recebido fake news todos os dias.

Em resumo, as agências contribuem para alertar a população conscientizando dos perigos das fake news.

O compartilhamento de notícias falsas se torna tão grave quanto a sua criação, as checagens tem como objetivo usar ferramentas para verificação dos dados e posteriormente realizar ações alertando a população sobre o perigo da informação falsa.

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A seguir, confira mais informações sobre as agências de checagem e seu papel durante o período das Eleições.

Agências de Checagem: Conheça as 5 principais!

Essas são algumas das agências de checagem que atuam diariamente no país.

1. Aos Fatos

Aos Fatos é uma das agências mais tradicionais atualmente no Brasil.

Constantemente os profissionais do jornalismo da agência acompanham declarações da classe política além de autoridades de expressão nacional.

Vale destacar que o acompanhamento envolve diversas personalidades com as mais variadas colorações partidárias, o objetivo é verificar se suas declarações são verdadeiras.

A empresa possui bases no Rio de Janeiro e em São Paulo e é mantida por um quadro de profissionais multidisciplinares e multi tarefas, a agência foi fundada por Tai Nalon e Rômulo Collopy.

2. Estadão Verifica

O grupo O Estado de São Paulo, que possui como carro chefe o Jornal Estadão, também, possui uma agência de checagem, o Estadão Verifica.

A agência checa os fatos e desmonta os boatos falsos, o Estadão Verifica possui como objetivo principal impedir a disseminação de fake news que possuem potencial prejudicial para a sociedade.

Vale informar que a agência de checagem é editada por Daniel Bramatti, e o trabalho de checagens é realizado pelos repórteres do Jornal O Estado de São Paulo.

3. Fato ou Fake

O grupo Globo, também, possui sua própria agência de checagem.

A empresa foi criada pelo G1 em julho de 2018, com o intuito de alertar a sociedade em geral sobre conteúdos duvidosos espalhados na internet ou via celular.

Vale informar que fazem parte da equipe de apuração das notícias as equipes do G1, Extra, O Globo, Época, CBN, Valor, GloboNews e TV Globo.

4. Lupa

A primeira agência de fact-checking do Brasil, e com redação no Rio de Janeiro, é a Lupa.

A agência acompanha as diversas notícias do dia a dia, como política, cidade, economia, educação, cultura, saúde e relações internacionais.

Ela busca corrigir informações imprecisas e posteriormente divulgar os dados corretos.

A Lupa faz parte da International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores.

Foi a primeira agência de checagem especializada em fact-checking a integrar o consórcio mundial The Trust Project, foi fundada por Cristina Tardáguila em novembro de 2015.

5. UOL Confere

A UOL Confere também é uma das agências já tradicionais no Brasil.

A iniciativa do UOL de checar e esclarecer fatos, se deu em janeiro de 2017, e esse trabalho conta com uma equipe de jornalistas especializados que vão a fundo na checagem de notícias.

O objetivo não é apenas desmentir as notícias falsas, mas também contextualizar os fatos, com muitos dados, números, revelando seus desdobramentos.

Agências de checagem

O papel das agências durante o período eleitoral

As agências têm papel muito importante no período eleitoral.

Afinal, podem evitar que conteúdo falso possa até mesmo prejudicar candidatos e mudar resultado de Eleições.

Vale lembrar que em 2018 foi realizada uma parceria inédita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com diversas agências.

Elas contribuem evitando a disseminação de um número expressivo de notícias falsas no último fim semana, véspera e dia do segundo turno das eleições em 2018.

Vale informar que o trabalho coordenado contribuiu para a checagem dos conteúdos que, após a apuração, foram classificados como falsos.

As notícias verdadeiras foram divulgadas nas diversas redes por meio das plataformas, por veículos parceiros e pelos órgãos da Justiça Eleitoral, incluindo o TSE.

Essas são as informações sobre as agências de checagem e suas implicações durante as Eleições, confira mais artigos importantes no nosso blog!

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