Você conhece as agências de checagem de notícias e seu papel no combate às fake news?
Nos últimos meses a desinformação tem preocupado as autoridades no mundo todo e no Brasil não é diferente.
As chamadas fake news têm sido motivo de debates acalorados nas redes sociais e programas de TV Aberta.
Vale destacar que esta prática aumenta de forma avassaladora em época de eleições.
Segundo o site da CNN, 4 em cada de 10 brasileiros afirmam ter recebido fake news todos os dias.
Em resumo, as agências contribuem para alertar a população conscientizando dos perigos das fake news.
O compartilhamento de notícias falsas se torna tão grave quanto a sua criação, as checagens tem como objetivo usar ferramentas para verificação dos dados e posteriormente realizar ações alertando a população sobre o perigo da informação falsa.
A seguir, confira mais informações sobre as agências de checagem e seu papel durante o período das Eleições.
Agências de Checagem: Conheça as 5 principais!
Essas são algumas das agências de checagem que atuam diariamente no país.
1. Aos Fatos
Aos Fatos é uma das agências mais tradicionais atualmente no Brasil.
Constantemente os profissionais do jornalismo da agência acompanham declarações da classe política além de autoridades de expressão nacional.
Vale destacar que o acompanhamento envolve diversas personalidades com as mais variadas colorações partidárias, o objetivo é verificar se suas declarações são verdadeiras.
A empresa possui bases no Rio de Janeiro e em São Paulo e é mantida por um quadro de profissionais multidisciplinares e multi tarefas, a agência foi fundada por Tai Nalon e Rômulo Collopy.
2. Estadão Verifica
O grupo O Estado de São Paulo, que possui como carro chefe o Jornal Estadão, também, possui uma agência de checagem, o Estadão Verifica.
A agência checa os fatos e desmonta os boatos falsos, o Estadão Verifica possui como objetivo principal impedir a disseminação de fake news que possuem potencial prejudicial para a sociedade.
Vale informar que a agência de checagem é editada por Daniel Bramatti, e o trabalho de checagens é realizado pelos repórteres do Jornal O Estado de São Paulo.
3. Fato ou Fake
O grupo Globo, também, possui sua própria agência de checagem.
A empresa foi criada pelo G1 em julho de 2018, com o intuito de alertar a sociedade em geral sobre conteúdos duvidosos espalhados na internet ou via celular.
Vale informar que fazem parte da equipe de apuração das notícias as equipes do G1, Extra, O Globo, Época, CBN, Valor, GloboNews e TV Globo.
4. Lupa
A primeira agência de fact-checking do Brasil, e com redação no Rio de Janeiro, é a Lupa.
A agência acompanha as diversas notícias do dia a dia, como política, cidade, economia, educação, cultura, saúde e relações internacionais.
Ela busca corrigir informações imprecisas e posteriormente divulgar os dados corretos.
A Lupa faz parte da International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores.
Foi a primeira agência de checagem especializada em fact-checking a integrar o consórcio mundial The Trust Project, foi fundada por Cristina Tardáguila em novembro de 2015.
5. UOL Confere
A UOL Confere também é uma das agências já tradicionais no Brasil.
A iniciativa do UOL de checar e esclarecer fatos, se deu em janeiro de 2017, e esse trabalho conta com uma equipe de jornalistas especializados que vão a fundo na checagem de notícias.
O objetivo não é apenas desmentir as notícias falsas, mas também contextualizar os fatos, com muitos dados, números, revelando seus desdobramentos.
O papel das agências durante o período eleitoral
As agências têm papel muito importante no período eleitoral.
Afinal, podem evitar que conteúdo falso possa até mesmo prejudicar candidatos e mudar resultado de Eleições.
Vale lembrar que em 2018 foi realizada uma parceria inédita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com diversas agências.
Elas contribuem evitando a disseminação de um número expressivo de notícias falsas no último fim semana, véspera e dia do segundo turno das eleições em 2018.
Vale informar que o trabalho coordenado contribuiu para a checagem dos conteúdos que, após a apuração, foram classificados como falsos.
As notícias verdadeiras foram divulgadas nas diversas redes por meio das plataformas, por veículos parceiros e pelos órgãos da Justiça Eleitoral, incluindo o TSE.
Essas são as informações sobre as agências de checagem e suas implicações durante as Eleições, confira mais artigos importantes no nosso blog!