Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Alagoas – Eleições 2022

31/01/22 14:44 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Alguns candidatos a Governador e Senador em Alagoas já foram selecionados, confira a seguir.

As Eleições de 2022 estão próximas e essa corrida fez mudar o comando de seis estados no Brasil, pois os chefes do Executivo renunciaram os cargos para que lançassem as pré-candidaturas.

A data do primeiro turno está marcada para dia 02 de outubro e possível segundo turno para Presidente e Governadores está para dia 30 de outubro.

Publicidade

Entretanto, no estado de Alagoas a renúncia acarretou em um quadro diferente dos demais e inédito no estado, que é a necessidade de uma eleição indireta para Governador e vice-Governador antes que aconteçam as eleições gerais.

Isso porque, em um vice-Governador, quem assumiria o governo de Alagoas interinamente seria o Presidente da Assembleia Legislativa, atual Deputado Estadual Marcelo Victor do MDB, o qual recusou o cargo.

Então, Klever Loureiro, Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, passará a comandar o executivo até a definição do novo Governador interino pela eleição indireta, marcada para dia 02 de maio de 2022.

Confira abaixo as opções de candidatos a Governador e Senador em Alagoas.

Publicidade

Candidatos a Governador de Alagoas

Veja abaixo alguns nomes que já se indicaram candidatos a Governador do estado de Alagoas.

Paulo Dantas (MDB)

Paulo Dantas é produtor rural, administrador e um dos nomes mais cotados para o mandato interino do Estado.

Paulo já foi Prefeito de Batalha, município de Alagoas, de 2005 a 2012 e foi eleito a Deputado Estadual em 2018.

Rodrigo Cunha (União Brasil)

Rodrigo Cunha é ex-deputado e atualmente Senador, formado em direito, passou a comandar a Superintendência do Procon em Alagoas e depois assumiu a vice-presidência nacional deste órgão.

Pelo senado, Rodrigo é Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado e busca entrar na corrida para o governo do Estado.

Jó Pereira (MDB)

Jó Pereira é procuradora licenciada de Teotônio Vilela, município de Alagoas, passou a disputar como Deputada Estadual em 2014 e foi reeleita em 2018.

Atualmente é Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa.

Antônio Albuquerque (PTB)

Antônio Albuquerque está em seu sétimo mandato como Deputado Estadual de Alagoas e é um dos pré-candidatos ao governo do estado com bastante força eleitoral.

JHC (PSB)

JHC é o atual Prefeito de Maceió e pretende concorrer ao governo do estado, sendo político há 34 anos, tem parceria com Arthur Lira, atual Presidente da câmara de deputados, e ele afirma ser um dos nomes mais fortes na competição contra o grupo do Governador Renan Filho.

Rui Palmeira (PSD)

Rui Palmeira foi Deputado Estadual entre 2007 e 2010, Deputado Federal entre 2011 e 2012 e depois Prefeito de Maceió de 2013 a 2020.

Quando se elegeu como Deputado Federal, Rui passou a ser vice-líder do PSDB e foi um destaque devido às críticas à lentidão das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

candidatos a governador

Pré-candidatos ao Senado

Confira abaixo os nomes de pré-candidatos ao senado do estado de Alagoas até o momento.

Renan Filho (MDB)

Renan Filho é o atual Governador do Estado desde 2014, reeleito em 2018, o qual renunciou para concorrer a cadeira do senado.

Filho do Senador Renan Calheiros, Renan Filho é economista e é um dos nomes mais fortes para o senado, competindo principalmente contra Fernando Collor (PTB) que é Senador desde 2007.

Davi Davino Filho (PP)

Davi Davino é outro nome para disputar o senado, ele já está no segundo mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Sua família foi responsável pela criação da Fundação FunBrasil, que presta atendimento para idosos na periferia, principalmente em questões clínicas.

Esse foi um dos motivos dele ganhar visibilidade entre a população e participou do segundo turno das últimas eleições municipais.

Ronaldo Lessa (PDT)

Outro pré-candidato do senado, o qual já foi Governador de Alagoas duas vezes, de 1999 a 2006, é formado em engenharia civil pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), e iniciou sua história na política sendo militante contra a ditadura.

Ronaldo Lessa já foi Deputado Estadual de 1983 a 1987, Vereador de 1989 a 1993 e Prefeito de Maceió de 2015 a 2019.

Fábio Costa (PSB)

Fábio Costa é outro pré-candidato ao senado de Alagoas, é delegado e o Vereador mais votado em Maceió em 2018.

Ele é Delegado da Polícia Civil e atualmente ainda faz parte do PSB, mas mudará de partido por ter demostrado apoio ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e ter sofrido resistências do partido.

Porém ainda não está definida uma legenda para que abrigue a candidatura.

Gostou desse conteúdo sobre os candidatos a Governador e Senador? Em nosso blog você pode conferir muitos outros artigos sobre as Eleições de 2022.

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui