Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Bahia – Eleições 2022

27/01/22 8:44 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Você vota na Bahia? Conheça, então, os candidatos a Governador e Senador pelo estado.

Com as eleições cada dia mais próximas, as candidaturas começam a se confirmar.

Com isso, já é possível começar a ter uma ideia das suas opções de voto, mas lembre-se que é apenas a pré-candidatura.

Publicidade

Isso significa que os nomes que você vai ver a seguir podem mudar, sendo a data limite para isso o dia 5 de agosto, então, mantenha-se atualizado.

Nesse sentido, se você é eleitor na Bahia, a seguir você verá os candidatos a Governador e Senador no estado da Bahia pré-definidos.

Candidatos a Governador na Bahia

Para iniciar, a seguir estão os candidatos a Governador, dos quais um deles deve substituir Rui Costa do PT que completa seu segundo mandato no cargo, os pré-candidatos são:

Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil)

Chamado normalmente de ACM Neto, ele é ex-Prefeito de Salvador por dois mandatos e vem de uma família com carreira política, na qual seu avô foi Senador e Governador da Bahia.

Publicidade

Além disso, sendo tradicionalmente de direita, ACM Neto era um nome importante do DEM e foi essencial na fusão do partido com o PSL para formar o União Brasil.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Indicado pelo PT para substituir e dar continuidade à gestão de Rui Costa, Jerônimo estará se candidatando à sua primeira eleição e ele afirma que será um Governador que irá surpreender positivamente.

Apesar de não ser conhecido, esteve presente no governo de Rui e terá o apoio de Lula em sua campanha, que foi à Bahia apresentar o candidato a Governador.

João Roma (PL)

Ex-ministro da Cidadania, participou da criação do Auxílio Brasil e coordenou uma pasta do Auxílio Emergencial.

Em complemento a isso, João Roma foi Deputado Federal e será apoiado por Bolsonaro nas eleições, podendo conseguir os votos dos apoiadores do Presidente.

Kleber Rosa (PSOL)

Diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia, ativista do movimento negro e fundador do movimento Policiais Antifascismo, o soteropolitano está pela primeira vez se candidatando.

Kleber é graduado em Ciências Sociais, especializado em Educação inclusiva e, atualmente, faz mestrado em Educação na UFBA.

Giovani Damico (PCB)

Atualmente ele é secretário político do PCB na Bahia e já foi candidato a Vereador de Salvador em 2020.

Se candidatando esse ano, Giovani participa da sua segunda candidatura eleitoral.

candidatos a governador

Candidatos ao Senado pela Bahia

No que tange às candidaturas para o Senado, seis pré-candidatos foram anunciados conforme a lista a seguir:

Otto Alencar (PSD)

Senador da Bahia atualmente com mandato que encerra esse ano, Otto se candidata à reeleição.

Além disso, o político já foi vice-Governador no estado e em um desses mandatos teve que assumir o governo após renúncia do Governador.

O Senador, também, teve destaque recentemente no cenário da CPI da Pandemia.

José Ronaldo (União Brasil)

Como parte da chapa de ACM Neto nessas eleições, José Ronaldo aparece como pré-candidato ao senado do partido União Brasil (UB).

José é uma grande liderança política em Feira de Santana e inclusive já foi Prefeito da cidade.

Em adição a isso, o político aparenta ser leal a seu partido tendo em vista que especulações mostram que ele foi convidado para sair do UB mas resistiu.

João Leão (PP)

Apesar de ser o atual vice-Governador da Bahia, a candidatura de João será pela chapa de ACM Neto tendo em vista a aliança com o União Brasil, que vem como uma ruptura com o atual Governador, Rui Costa, e o PT.

Além disso, João Leão vem de uma carreira política na qual foi Deputado Federal da Bahia por 5 mandatos e também Prefeito de Lauro de Freitas, sem contar os dois mandatos como vice de Rui Costa.

Raissa Soares (PL)

Participando da chapa de João Roma, Raissa foi secretária da saúde de Porto Seguro, cargo do qual foi exonerada.

Nesse sentido, sua defesa do tratamento precoce da Covid-19 com a Cloroquina a tornou conhecida nacionalmente e também fez com que fosse alvo de ação do Ministério Público.

Marcelo Nilo (PSB)

Atualmente é Deputado Federal, mas Marcelo se encontra na dúvida se deve tentar se reeleger na Câmara, ir para o Senado ou entrar como vice-Governador de ACM Neto.

Estando no meio termo entre manter aliança com o PT ou se aliar ao União Brasil na chapa de ACM, seu nome é decisivo para saber quem ambos os lados irão apoiar.

Chapa coletiva (PSOL)

A chapa coletiva aconteceu de maneira similar nas eleições para Câmara de Salvador.

Dessa forma, para o Senado, a chapa do PSOL tem como pré-candidatos: Tâmara Azevedo na liderança com Professor Max e Zem Costa de co-Senadores.

Essas são as opções mais recentes sobre os candidatos a Governador e Senador no estado da Bahia.

Quer mais conteúdos sobre as Eleições 2022? Continue acompanhando esse blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui