Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Ceará – Eleições 2022

08/02/22 15:26 - Atualizado em 27 de maio de 2022

As Eleições de 2022 estão cada vez mais próximas e com isso, já foram anunciados alguns nomes para candidatos a Governador e Senador do Ceará.

Neste ano, os eleitores e eleitoras terão que eleger candidatos para cargos de Presidente da república, Governador do estado, Senadora, Deputado Federal e Estadual.

Desse modo, o primeiro turno está agendado para acontecer no dia 02 de outubro de 2022.

Publicidade

Se houver a necessidade de segundo turno, ele será sucedido no dia 30 deste mesmo mês, sendo muito importante que os eleitores e eleitoras conheçam sobre a carreira e feitos dos candidatos para votar com responsabilidade e segurança.

Diversos outros nomes ainda podem aparecer, pois os partidos podem escolher ou mudar as indicações dos seus candidatos e/ou candidatas até o dia 05 de agosto de 2022.

Confira a seguir quais são os candidatos a Governador no Ceará e os candidatos a Senador já pré-definidos.

Candidatos a Governador no Ceará

Esses são alguns dos nomes atuais de candidatos a Governador no estado do Ceará.

Publicidade

Capitão Wagner (Pros)

Wagner Sousa Gomes, também conhecido popularmente como Capitão Wagner, é um dos nomes entre os pré-candidatos ao Governo do estado do Ceará pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Gomes já trabalhou como policial militar e, atualmente, também é pré-candidato ao bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, de Fortaleza.

Em sua carreira política, o Capitão Wagner já foi Deputado Estadual e Vereador do Ceará.

Adelita Monteiro (PSOL)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) divulgou Adelita Monteiro como pré-candidata para o Governo do Ceará.

Atualmente, ela é secretária geral do partido e é uma das fundadoras da legenda no estado, Adelita também já integrou a direção nacional do PSOL.

Sua atuação política começou nas pastorais de juventude, quando ela ainda tinha 15 anos de idade.

Monteiro é natural de Limoeiro do Norte, mas a sua família foi morar em Fortaleza em sua infância.

Pré-candidatos do PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou quatro nomes para a pré-candidatura ao Governo estadual do Ceará.

Dentre eles, tem a vice-Governadora e pré-candidata, Izolda Cela, sendo a primeira mulher a liderar o estado, ela conta com o apoio do atual Governador Camilo Santana.

Por outro lado, o PDT também afirmou que o Deputado Estadual Evandro Leitão, também está na disputa para o cargo de Governador no estado, atualmente, Evandro é o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

O Deputado Federal Mauro Filho, também, é um dos pré-candidatos para o Governo do estado do Ceará pelo PDT.

Além do ex-Prefeito de Fortaleza e ex-Deputado Estadual, Roberto Cláudio que, por sua parte, tem o apoio de José Sarto, o atual Prefeito da capital cearense.

candidatos a governador

Pré-candidatos ao Senado

O estado do Ceará tem direito a três vagas no Senado, neste momento, duas delas estão sendo apossadas pelos Senadoraes: Eduardo Girão (Podemos) e Cid Gomes (PDT).

Com isso, neste ano, a disputa ocorrerá pela vaga do Senadora Tasso Jereissati (PSDB), que irá finalizar o seu mandato no dia 31 de janeiro de 2023.

No entanto, até o momento atual, os partidos ainda não anunciaram muitos nomes para pré-candidatos ao Senado.

Desse modo, o nome já pré-determinado para candidatura ao cargo de Senadora pelo estado do Ceará é o do Camilo Santana (PT).

Camilo Santana (PT)

Camilo é o atual Governador por dois mandatos no Ceará e um dos principais objetivos com a sua candidatura é manter a coligação com o PDT no estado.

Além disso, Santana é engenheiro agrônomo, professor e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em sua carreira política, ele já foi secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará durante o Governo Cid Gomes (2007-2010) e foi em 2014, que Camilo Santana foi eleito Governador em seu primeiro mandato no estado.

Por outro lado, alguns outros nomes estão sendo cotados como possíveis pré-candidaturas para concorrer por uma vaga no Senado pelo Ceará.

Como é o caso de Paulo Anacé e Valdir Medeiros (PSOL), Inspetor Alberto (Pros) e Mayra Pinheiro (PL).

No entanto, os partidos anunciaram que ainda estão realizando algumas análises para fazer a divulgação com a confirmação desses ou outros nomes.

Esses são alguns dos candidatos a Governador e Senador pelo estado do Ceará!

Gostou deste artigo? Fique por dentro de tudo que envolve as eleições de 2022 aqui em nosso site!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui