Eleições 2022 para Presidência, Governo, Senado e Deputados está próxima, e de acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos poderão definir quais serão os candidatos a Governador e Senador a partir do dia 20 de julho e o prazo para registrar o pedido de candidatura é até 15 de agosto de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral definiu o primeiro turno das Eleições para o dia 02 de outubro e dia 30 de outubro para segundo turno para governadores e presidente, se houver.
Neste texto te mostramos os candidatos a Governador e Senador do estado de Goiás.
Candidatos a Governador em Goiás
Alguns partidos já sinalizaram seus possíveis candidatos a Governador do estado de Goiás.:
Adriana Sauthier Accorsi (PT)
Adriana é advogada, delegada de polícia e política filiada ao Partido dos Trabalhadores.
Ela cresceu em um ambiente militante junto com seus pais e participou como líder da juventude petista ativamente nas campanhas do pai, que é ex-Prefeito de Goiânia.
Adriana já foi Deputada Estadual por dois mandatos e na ALEGO (Assembleia Legislativa de Goiás) participou da Comissão de Segurança Pública, Criança e Adolescente, além da Educação, Cultura e Esporte.
Gustavo Mendanha (MDB)
Pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Gustavo Mendanha é outro pré-candidato ao Governo de Goiás.
Atualmente ele é Prefeito da cidade Aparecida de Goiás já no segundo mandato.
Gustavo Mendanha é filho do ex-Deputado Estadual, Léo Mendanha, e foi Vereador na cidade também por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal.
Jânio Darrot (PATRIOTA)
Jânio Darrot é pré-candidato ao governo de Goiás por meio do partido Patriota e já foi Deputado Estadual em 2010, em 2012 e 2016 foi Prefeito de Trindade, cidade de Goiás.
Major Vitor Hugo de Araújo Almeida (PL)
Conhecido como Major Vitor Hugo, ele é outro pré-candidato ao governo do estado em 2022 e em 2018 foi eleito Deputado Federal, onde exerceu o mandato na 56ª legislatura e foi líder da bancada do governo.
Ronaldo Caiado (DEM)
Ronaldo Caiado é um pré-candidato ao governo por meio do partido Democratas em 2022 e está em busca da reeleição, pois é o atual governador do estado, também já foi eleito como Senador.
Vanderlan Vieira Cardoso (PSD)
Como político brasileiro e empresário, Vanderlan é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e em 2018 foi eleito como Senador.
Em 2018 concorreu à prefeitura de Goiânia, mas não obteve sucesso no segundo turno contra o Maguito Vilela do MDB.
Zé Eliton (PSDB)
Outro candidato ao governo do estado de Goiás em 2022 é o Zé Eliton pelo PSDB.
Ele já foi Governador em 2018 quando assumiu a vaga de Marconi Perillo e concorreu ao senado no mesmo ano.
Zé Eliton participou da Comissão de Juristas do Senado Federal, elaborando junto com outros o anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro.
Pré-candidatos ao Senado em Goiás
Confira abaixo os possíveis candidatos ao Senado de Goiás:
Zacharias Calil (DEM)
Um dos pré-candidatos ao Senado pelo Democratas é o Zacharias Calil, ele é do mesmo partido do atual governador Ronaldo Caiado, o qual deferiu elogios a Zacharias pelo bom desempenho como deputado do estado.
Delegado Waldir (União Brasil)
O delegado Waldir é outro dos pré-candidatos ao senado por meio do partido União Brasil e já afirmou que está trabalhando desde o período das eleições municipais para concorrer e ganhar o Senado do estado.
Wilder Morais (PL)
Wilder Morais é ex-Senador e se filiou ao PL recentemente e declarou ser pré-candidato ao senado, junto com o Major Vitor Hugo, que concorrerá ao governo do Estado.
Alexandre Baldy (Progressistas)
Alexandre Baldy é outro pré-candidato ao Senado, disposto a concorrer na base do atual Governador Ronaldo Caiado, além de ter o apoio do Prefeito de Anápolis, Roberto Neves.
Leonardo Rizzo (Partido Novo)
Leonardo estreou na política concorrendo ao Senado do estado por meio do partido Novo.
Ele é ligado ao mercado imobiliário, é considerado como um dos “outsiders” na política goiana durante essa eleição.
Lissauer Vieira (PSD)
Após Henrique Meirelles desistir de concorrer, o qual é uma das maiores opções de votos no estado, há possibilidade de Lissauer Vieira, atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) ser indicado e concorrer ao Senado de Goiás.
Marconi Perillo (PSDB)
Marconi Perillo ainda é uma incógnita sobre qual cargo irá concorrer nas Eleições de 2022, entretanto, as possibilidades são maiores para o Senado devido a desistência de Henrique Meirelles, então o partido busca direcioná-lo à concorrência do Senado de Goiás.
Gostou desse conteúdo sobre os candidatos a Governador e Senador em Goiás?
Confira outros artigos em nosso blog para se manter informado sobre as eleições de 2022 e muito mais.