Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Goiás – Eleições 2022

18/01/22 13:45 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Eleições 2022 para Presidência, Governo, Senado e Deputados está próxima, e de acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos poderão definir quais serão os candidatos a Governador e Senador a partir do dia 20 de julho e o prazo para registrar o pedido de candidatura é até 15 de agosto de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral definiu o primeiro turno das Eleições para o dia 02 de outubro e dia 30 de outubro para segundo turno para governadores e presidente, se houver.

Neste texto te mostramos os candidatos a Governador e Senador do estado de Goiás.

Publicidade

Candidatos a Governador em Goiás

Alguns partidos já sinalizaram seus possíveis candidatos a Governador do estado de Goiás.:

Adriana Sauthier Accorsi (PT)

Adriana é advogada, delegada de polícia e política filiada ao Partido dos Trabalhadores.

Ela cresceu em um ambiente militante junto com seus pais e participou como líder da juventude petista ativamente nas campanhas do pai, que é ex-Prefeito de Goiânia.

Adriana já foi Deputada Estadual por dois mandatos e na ALEGO (Assembleia Legislativa de Goiás) participou da Comissão de Segurança Pública, Criança e Adolescente, além da Educação, Cultura e Esporte.

Publicidade

Gustavo Mendanha (MDB)

Pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Gustavo Mendanha é outro pré-candidato ao Governo de Goiás.

Atualmente ele é Prefeito da cidade Aparecida de Goiás já no segundo mandato.

Gustavo Mendanha é filho do ex-Deputado Estadual, Léo Mendanha, e foi Vereador na cidade também por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal.

Jânio Darrot (PATRIOTA)

Jânio Darrot é pré-candidato ao governo de Goiás por meio do partido Patriota e já foi Deputado Estadual em 2010, em 2012 e 2016 foi Prefeito de Trindade, cidade de Goiás.

Major Vitor Hugo de Araújo Almeida (PL)

Conhecido como Major Vitor Hugo, ele é outro pré-candidato ao governo do estado em 2022 e em 2018 foi eleito Deputado Federal, onde exerceu o mandato na 56ª legislatura e foi líder da bancada do governo.

Ronaldo Caiado (DEM)

Ronaldo Caiado é um pré-candidato ao governo por meio do partido Democratas em 2022 e está em busca da reeleição, pois é o atual governador do estado, também já foi eleito como Senador.

Vanderlan Vieira Cardoso (PSD)

Como político brasileiro e empresário, Vanderlan é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e em 2018 foi eleito como Senador.

Em 2018 concorreu à prefeitura de Goiânia, mas não obteve sucesso no segundo turno contra o Maguito Vilela do MDB.

Zé Eliton (PSDB)

Outro candidato ao governo do estado de Goiás em 2022 é o Zé Eliton pelo PSDB.

Ele já foi Governador em 2018 quando assumiu a vaga de Marconi Perillo e concorreu ao senado no mesmo ano.

Zé Eliton participou da Comissão de Juristas do Senado Federal, elaborando junto com outros o anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro.

candidatos a governador

Pré-candidatos ao Senado em Goiás

Confira abaixo os possíveis candidatos ao Senado de Goiás:

Zacharias Calil (DEM)

Um dos pré-candidatos ao Senado pelo Democratas é o Zacharias Calil, ele é do mesmo partido do atual governador Ronaldo Caiado, o qual deferiu elogios a Zacharias pelo bom desempenho como deputado do estado.

Delegado Waldir (União Brasil)

O delegado Waldir é outro dos pré-candidatos ao senado por meio do partido União Brasil e já afirmou que está trabalhando desde o período das eleições municipais para concorrer e ganhar o Senado do estado.

Wilder Morais (PL)

Wilder Morais é ex-Senador e se filiou ao PL recentemente e declarou ser pré-candidato ao senado, junto com o Major Vitor Hugo, que concorrerá ao governo do Estado.

Alexandre Baldy (Progressistas)

Alexandre Baldy é outro pré-candidato ao Senado, disposto a concorrer na base do atual Governador Ronaldo Caiado, além de ter o apoio do Prefeito de Anápolis, Roberto Neves.

Leonardo Rizzo (Partido Novo)

Leonardo estreou na política concorrendo ao Senado do estado por meio do partido Novo.

Ele é ligado ao mercado imobiliário, é considerado como um dos “outsiders” na política goiana durante essa eleição.

Lissauer Vieira (PSD)

Após Henrique Meirelles desistir de concorrer, o qual é uma das maiores opções de votos no estado, há possibilidade de Lissauer Vieira, atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) ser indicado e concorrer ao Senado de Goiás.

Marconi Perillo (PSDB)

Marconi Perillo ainda é uma incógnita sobre qual cargo irá concorrer nas Eleições de 2022, entretanto, as possibilidades são maiores para o Senado devido a desistência de Henrique Meirelles, então o partido busca direcioná-lo à concorrência do Senado de Goiás.

Gostou desse conteúdo sobre os candidatos a Governador e Senador em Goiás?

Confira outros artigos em nosso blog para se manter informado sobre as eleições de 2022 e muito mais.

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui