As Eleições estão aí e os candidatos a Governador e Senador pelo estado do Maranhão, já foram definidos.
Vale lembrar que os partidos têm até agosto para anunciar novos nomes ou efetuar trocas de seus candidatos.
Continue a leitura e saiba mais informações sobre os recém anunciados candidatos a Governador e Senador por Maranhão.
Candidatos a Governador do Maranhão
Alguns candidatos a Governador do Maranhão já têm suas filiações confirmadas.
Carlos Brandão (PSB)
Com a saída de Dino, o seu vice-Governador, o médico-veterinário e empresário Carlos Brandão, fica em seu lugar e deve concorrer à eleição para Governador.
Para isso, Brandão saiu de sua antiga sigla, o PSDB, para integrar ao partido de Dino, que é do PSB.
Além de ter sido vice-Governador do Maranhão, Brandão também já atuou enquanto Deputado Federal, o que aumenta a sua experiência na política.
Weverton Rocha (PDT)
O Senador Weverton Rocha, que sairá pela sigla do PDT agora em 2022.
Essa seria então uma aposta pela popularidade, já que Weverton sempre conseguiu dialogar muito bem com a população.
Afinal, em 2018 ele se tornou o mais jovem Senador a ser eleito pelo estado do Maranhão, com apenas 39 anos na última eleição.
Inclusive, para a disputa pelo governo do Maranhão, Weverton optou por romper com a parceria com o ex-Governador Flávio Dino.
Porém, o Senador afirmou que segue em alinhamento com as propostas de Dino, e que o apoiará para o pleito no Senado.
Edivaldo Junior (PSD)
A disputa ainda contará com o nome de Edivaldo Junior do PSD, que já foi Prefeito da capital São Luís entre os anos de 2013 e 2020, inclusive dentro do PDT.
Lahésio Bonfim (PSC)
O Prefeito de São Pedro dos Crentes, pequena cidade de 5 mil habitantes, Lahésio Bonfim deve concorrer pelo PSC.
Simplício Araújo (Solidariedade)
Ex-chefe da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo concorrerá pelo Partido Solidariedade.
Josimar Maranhãozinho (PL)
Outro possível candidato é o atual Deputado Federal Josimar Maranhãozinho, que poderá entrar na corrida eleitoral pelo PL.
Pré-Candidatos ao Senado
Flávio Dino (PSB)
O Governador do estado, Flávio Dino (PSB), anunciou saída prévia do mandato, ele optou pelo afastamento do cargo para focar na candidatura a Senador também pelo PSB.
Inclusive, muito se comentou sobre a possibilidade de eleger Flávio Dino para Presidente da República, mas a intenção da “Frente Única” barrou a possível candidatura.
Dino deve apoiar a candidatura do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que deverá sair candidato pelo seu partido, o PT.
Flávio Dino seguirá sendo um dos nomes mais influentes na política nacional, muito disso se deve a sua atuação como Governador do estado do Maranhão.
Dino protagonizou alguns dos esforços mais memoráveis em busca de oxigênio e vacinas para pacientes da Covid-19.
Por isso, aumentou a repercussão em torno de uma possível candidatura à Presidência de Dino, mas ideia iria se opor ao desejo de eleger o ex-Presidente Lula.
Portanto, em busca de maior representatividade na política brasileira, Dino optou por abdicar inclusive do fim de seu mandato como Governador.
Dino realizou um evento no Teatro Arthur Azevedo no dia 31 de março, onde oficializou a sua saída do governo do estado, bem como a candidatura oficial para o Senado.
Mas, ele deverá enfrentar alguns outros candidatos que também têm boas chances de conseguir representar o Maranhão no Senado Federal.
Othelino Neto (PCdoB)
Othelino Neto do PcdoB, atualmente, é o Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Maranhão Roberto Rocha (PTB)
Também deverá participar da disputa o atual Senador pelo Maranhão Roberto Rocha (PTB), cujo mandato deve terminar no começo do ano que vem.
Rocha, que já foi Deputado Estadual e Deputado Federal, deverá tentar a reeleição para seguir na representação pelo estado.
Esses são até o momento os candidatos a Governador e Senador pelo estado do Maranhão.
Continue no nosso blog para conferir mais opções de conteúdos sobre as Eleições 2022!