Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Minas Gerais – Eleições 2022

08/01/22 9:40 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Com as Eleições se aproximando cada dia mais, os partidos começam a definir de maneira mais clara seus candidatos, para quem vota em Minas Gerais, abaixo você verá os candidatos a Governador e Senador pelo estado.

É importante lembrar que esses nomes ainda podem mudar tendo em vista que os partidos têm até 5 de agosto para apresentar os nomes definitivos.

Confira abaixo, os atuais candidatos a Governador e Senador em Minas Gerais.

Publicidade

Candidatos a Governador em Minas Gerais

Começando pelos candidatos a Governador, os seguintes nomes vêm sendo falados pelos partidos.

Romeu Zema (Novo)

Nascido em Araxá (MG) e candidato pelo Partido Novo, Zema é o atual Governador de Minas Gerais e deve se candidatar à reeleição.

Em 2018 o Governador foi eleito no segundo turno com 71,4% dos votos e este é o seu primeiro cargo em sua carreira política.

Alexandre Kalil (PSD)

Reeleito em primeiro turno a prefeito de Belo Horizonte em 2020, Kalil renunciou ao seu cargo e é o pré-candidato a Governador pelo PSD.

Publicidade

Entrou para o meio político em 2014, quando lançou candidatura para Deputado Federal, apesar de que acabou renunciando à disputa, veio a ter seu primeiro cargo em 2016, em seu primeiro mandato como prefeito de BH, cidade em que nasceu.

Renata Regina (PCB)

Secretária política do PCB, essa não é a primeira vez de Renata em chapas de governo do estado, estando também nas de 2010 e 2014, além de ter sido candidata também a deputada federal em 2018.

Em sua carreira, está normalmente associada ao movimento feminista e movimentos populares, participando de organizações voltadas para esses grupos.

Carlos Viana (PL)

Iniciou sua carreira política quando foi eleito em 2018 pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade) a Senador de Minas Gerais.

Desse modo, seu mandato terminaria em 2027, mas ele está se candidatando também a Governador do estado pelo PL e, com isso, as pesquisas mostram que ele deve ser apoiado pelo Presidente na corrida eleitoral.

Antes de entrar para o Partido Liberal, Carlos também passou pelo MDB.

candidatos a governador

Candidatos ao Senado por Minas Gerais

Hoje, no que tange às vagas de MG, o Senado é composto por Carlos Viana, Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira, dos quais somente o último termina seu mandato em 2023 e que deve se candidatar à reeleição.

Além dele, mais 4 opções aparecem como pré-candidatos, são eles:

Alexandre Silveira (PSD)

Presidente do partido no estado e secretário-geral a nível nacional, Alexandre se candidata à reeleição para o Senado, como dito acima.

Entrou para a política em 2003, quando entrou para o Unit e seguiu no meio político desde então.

Além de Senador, já foi também Deputado Federal por MG de 2007 a 2015.

Reginaldo Lopes (PT)

Já estando em seu quinto mandato como Deputado Federal, agora Reginaldo deve ser candidato a Senador.

Ligado a pautas sociais, ele é também líder do partido do congresso e foi o autor do projeto que originou a Lei de Acesso à Informação.

Gilson Reis (PCdoB)

Presidindo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino e responsável pela já teve dois mandatos de Vereador.

Em complemento a isso, concorreu nas últimas eleições a Deputado Federal, mas não se elegeu.

Dependendo das negociações para a estratégia eleitoral com PT, PSB e PV, Reginaldo Lopes pode ser o único candidato desses três partidos.

Marcelo Álvaro Antônio (União Brasil)

Foi Vereador de 2013 a 2015, Deputado Federal de MG, inclusive o mais votado neste ano, de 2015 a 2019 e em seguida participou do governo Bolsonaro como Ministro do Turismo, onde foi demitido em 2020.

Apesar de ter ingressado na política em 2012, Marcelo vem de uma família política.

Cleitinho Azevedo (Cidadania)

A pré-candidatura de Cleitinho ainda não é confirmada, mas o nome dele é o mais cotado pelo partido no momento.

No que tange sua carreira política, ele já foi Vereador, eleito em 2016, e é Deputado Estadual desde 2019.

O candidato aparenta ter grandes chances na pesquisa eleitoral, mas recentemente também afirmou que sairia do Cidadania para se juntar ao Partido Social Cristão (PSC).

Essas são os atuais candidatos a Governador de Minas Gerais, faça sua pesquisa antes de tomar a decisão no dia das Eleições 2022!

Confira mais artigos sobre as Eleições desse ano no nosso blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui