Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Pará – Eleições 2022

14/02/22 11:17 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Alguns candidatos a Governador e Senador do estado do Pará, já estão definidos

O primeiro turno dessas Eleições 2022 está agendado para ocorrer no primeiro domingo do mês de outubro, mais precisamente no dia 2, se for preciso, o segundo turno será feito no último domingo do mesmo mês de outubro, dia 30.

O governo do Pará já anunciou vários nomes que já estão como candidatos a Governador e Senador do estado, o intuito deste artigo é trazer para você algumas informações precisas sobre esses candidatos.

Publicidade

Candidatos a Governador em Pará

Confira abaixo, algumas informações sobre os candidatos a Governador no estado do Pará.

Helder Barbalho (MDB)

Em princípio o presente Governador do Pará, Helder Barbalho será um pré-candidato à uma possível reeleição.

Possui filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi ministro-chefe da conhecida Secretaria Nacional dos Portos, enquanto o mandato do governo de Dilma Rousseff, e também representante da Integração Nacional no governo Michel Temer.

Deu início a sua carreira na política com seus 21 anos, foi Vereador da cidade que nasceu de Ananindeua, sendo eleito, também, Deputado Estadual e Prefeito da mesma cidade e possui 42 anos.

Publicidade

Márcio Miranda (União Brasil)

Outro pré-candidato para o cargo do governo do Pará é Márcio Miranda, pertencente à União Brasil.

No ano de 2018, decidiu o segundo turno das eleições, sofrendo uma derrota ao atual Governador Helder Barbalho.

Márcio é policial militar e a sua origem é do município de Pavão.

Zequinha Marinho (PL)

O seguinte pré-candidato é Zequinha Marinho, do Partido Liberal (PL), é atual componente da bancada evangélica e conseguiu ser eleito para fazer parte do Senado no ano de 2018, é formado em Pedagogia e possui 62 anos.

Zequinha é nascido em Araguacema e foi vice-Governador do Pará acerca dos anos de 2015 à 2019, foi Deputado Federal e Estadual.

Fernando Carneiro e Silvia Letícia (PSOL)

Já o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se junta à disputa com duas opções lançando o Vereador Fernando Carneiro que já se encontra em seu terceiro mandato na cidade de Belém.

Fernando é historiador e tem sua formação na Universidade de São Paulo (USP).

A outra possibilidade para o cargo de Governador do Pará é a professora da rede básica da capital paraense Silvia Letícia, possui doutorado em Políticas Educacionais na Universidade Federal do Pará (UFP).

candidatos a governador

Candidatos a Senador em Pará

Beto Faro (PT)

Vamos dar início com o Partido dos Trabalhadores que irá apresentar o seu pré-candidato.

O Deputado Federal Beto Faro, possui 52 anos e atual presidente do partido no Pará e sua origem vem de Bujaru.

Criou destaque no combate a consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar além de diversas políticas públicas voltadas para a população rural do Pará.

Os interesses de Faro resultaram numa fissura dentro do partido, um dia em que o Senador Paulo Rocha pretendia enfrentar a reeleição.

No mês de janeiro deste ano, o PT desempenhou prévias e Paulo acabou perdendo essa disputa.

Ursula Vidal (Rede Sustentabilidade)

Uma outra opção à candidatura ao Senado do Pará pertence a Rede Sustentabilidade, que possui pretensões em lançar para disputar a vaga a com formação em Jornalismo Ursula Vidal de 50 anos, presente secretária de Cultura do Governo do Estado, desde o ano de 2019.

No ano de 2018, a mesma Vidal, entrou em disputa por um assento no Senado, porém, não obteve êxito e não conseguiu ser eleita.

Mário Couto (PL)

Mário Couto tem 76 anos, se juntou recentemente ao PL e ganhou forças ao adentrar na eleição com o apoio do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Flexa Ribeiro (Podemos)

Existem grandes especulações que Ribeiro manifeste a sua retirada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a ligação ao Podemos, que pertence ao ex-juiz Sérgio Moro.

Manoel Pioneiro (PSDB)

Já o partido do PSDB trará como pré-candidato Manoel Pioneiro de 64 anos.

O mesmo já foi Deputado Estadual a exatos 4 representações e presidente da Assembleia Legislativa do Pará.

Possui fama em Ananindeua, onde foi Prefeito do município por 4 representações entre os anos de 1996 a 2004 e de 2012 a 2020.

Aguinaldo Promissa (PSL)

Por fim, vindo da parte oeste do estado do Pará, um possível candidato do Partido Social Liberal (PSL) é Aguinaldo Carvalho de Aguiar, famoso por todos como Aguinaldo Promissa.

Este pré-candidato adentra na luta na tentativa de ouvir as demandas da região do Tapajós, também, conseguiu ser eleito Vereador de Santarém no ano de 2020.

Até o momento esses são os candidatos a Governador e Senador pelo estado do Pará.

Gostou deste artigo? Fique sabendo de tudo que envolve as Eleições do ano de 2022 aqui no nosso site!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui