Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Paraíba – Eleições 2022

04/02/22 11:09 - Atualizado em 27 de maio de 2022

As Eleições do ano de 2022 estão cada vez mais próximas e os partidos já começaram a lançar os seus candidatos a Governador e Senador há algum tempo.

Este ano, cada estado do Brasil irá precisar escolher o seu Governador e Senador, sendo necessário conhecer bem o perfil de cada pretendente ao cargo!

Assim, na Paraíba muitos nomes já foram anunciados e possuem perfis bem diferentes uns dos outros.

Publicidade

Acompanhe este artigo e entenda mais sobre os candidatos a Governador e Senador da Paraíba e faça a escolha certa nestas eleições!

Candidatos a Governador em Paraíba

Entre os candidatos a Governador estão Adjany Simplício, João Azevêdo, Lígia Feliciano, Nilvan Ferreira, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital do Rêgo, confira os detalhes sobre cada um desses candidatos.

Adjany Simplício (PSOL)

Adjany Simplício, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), irá concorrer pela primeira vez ao cargo de Governadora.

Professora por formação, Adjany contribui com movimentos sociais para defender a educação há 15 anos e uma das suas propostas é enfrentar o problema da fome no Brasil.

Publicidade

João Azevêdo (Cidadania)

João Azevêdo Lins Filho faz parte do Partido Cidadania, nasceu em João Pessoa, é engenheiro civil e professor aposentado.

Atualmente João Azevêdo já é Governador da Paraíba, eleito em 2018 com mais de 1 milhão de votos e agora tenta uma reeleição.

Quando João foi eleito, pertencia ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), juntamente ao Governador anterior.

Entretanto, ambos romperam a aliança política por conta da Operação Calvário e João filiou-se ao Partido Cidadania.

Lígia Feliciano (PDT)

Lígia Feliciano é a atual vice-Governadora da Paraíba, compõe o Partido Democrático Trabalhista (PDT), nasceu em Campina Grande e é médica por formação.

Este é o segundo mandato de Lígia neste cargo, o primeiro foi em 2014 e o segundo em 2018.

Dessa forma, Lígia não pode se candidatar ao mesmo posto em 2022, a política entra na disputa como concorrente a Governadora nesta eleição.

Nilvan Ferreira (PTB)

Nilvan Ferreira do Nascimento, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), nasceu no sertão da Paraíba, no município de Cajazeiras.

O político já teve muitas ocupações, como engraxate, músico, participante de movimentos estudantis e por fim se tornou apresentador de televisão e radialista.

Nilvan ganhou popularidade e já tentou a candidatura na prefeitura da capital da Paraíba, embora tenha conseguido um 2º turno, perdeu a disputa para Cícero Lucena.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Nascido em Campina Grande, Pedro é advogado e tem um histórico na política, pois foi eleito Deputado Federal em 2014 e conseguiu o seu segundo mandato em 2018.

Além disso, é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pertence a uma família bem conhecida na política da Paraíba.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Veneziano Rêgo possui um passado político interessante, sendo filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e ex-Prefeito de Campina Grande entre os anos de 2005 a 2013.

Ademais, também atuou no cargo de Deputado Federal entre 2015 a 2019 e é filho de uma Senadora e irmão de um ministro.

candidatos a governador

Candidatos a Senador na Paraíba

Aguinaldo Ribeiro, Carlão Pelo Bem, Efraim Filho, Marcelo Queiroga e Ricardo Coutinho disputam a vaga de Senador da Paraíba, veja os detalhes dos candidatos a seguir.

Aguinaldo Ribeiro (Progressistas)

Aguinaldo Ribeiro, do Partido Progressistas, é engenheiro e Deputado Federal desde o ano de 2011.

Aguinaldo, também, já foi ministro das Cidades e fez parte da liderança do Governo de Michel Temer em 2017.

Carlão Pelo Bem (Patriota)

Filiado ao Partido Patriota, Carlão é advogado por formação e um dos nomes elegíveis para o Senado da Paraíba.

Carlão é um fiel defensor do atual presidente Jair Bolsonaro e participou de algumas manifestações contra a vacinação em crianças no estado da Paraíba.

Efraim Filho (União Brasil)

Efraim Filho faz parte do Partido União Brasil, é advogado e possui familiares que já foram deputados federais e estaduais.

No ano de 2012, Efraim tentou a candidatura como vice-Prefeito de João Pessoa, mas perdeu a disputa.

Marcelo Queiroga (Sem partido)

Marcelo Queiroga é o atual ministro da Saúde do Brasil, é médico cardiologista e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia durante os anos de 2020 e 2021.

Embora não seja filiado a nenhum partido, Queiroga apresenta uma boa popularidade, sendo apontado como o candidato do Planalto ao cargo de Senador da Paraíba.

Ricardo Coutinho (PT)

Compondo o Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Coutinho é farmacêutico e já foi Governador da Paraíba entre os anos de 2011 e 2019.

Também, já atuou como Deputado Estadual, Prefeito e Vereador de João Pessoa e é outro nome cotado para essas eleições.

Até o momento esses são os candidatos a Governador e Senador no estado da Paraíba! Pesquise bem, antes de escolher o seu candidato nessas Eleições de 2022!

Quer mais conteúdos sobre política? Siga nosso blog, ele sempre tem artigos atualizados sobre o assunto!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui