Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Paraná – Eleições 2022

12/01/22 14:18 - Atualizado em 27 de maio de 2022

As Eleições deste ano prometem, porém é importante lembrar que, além do Presidente da República, este ano vamos escolher os Senadores e Governadores de cada estado e para isso, apresentamos aqui detalhes a respeito dos candidatos a Governador e Senador do Paraná.

Este é o momento mais importante da democracia, onde os cidadãos brasileiros vão poder fazer valer o seu poder constitucional de eleger os seus representantes.

É importante lembrar que, por mais que o Presidente fique mais em evidência que os demais cargos políticos, o Governador é quem administra diretamente o estado, no final, ele tem uma interferência bem mais direta sobre a vida do cidadão.

Publicidade

Para uma boa administração do Presidente, ele precisa de apoio da Câmara, especialmente do Senado, portanto, escolher bem o Governador e o Senador, alinhado com sua escolha de Presidente, é essencial para conseguir um país do jeito que você espera.

Os partidos possuem até o dia 05 de agosto para modificar as indicações dos candidatos, porém vale a pena dar uma olhada nos principais nomes para já chegar às urnas preparado e realizar o voto com consciência.

Confira a seguir todos os candidatos a Governador e Senador do Paraná.

Candidatos a Governador do Paraná

Esses são os candidatos a Governador no estado do Paraná.

Publicidade

Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD)

Carlos é filho do famoso apresentador de televisão Ratinho, já possui uma história de dez anos na política, ocupando diversos cargos, até vencer como governador.

Ele é o atual Governador do estado do Paraná e planeja a sua reeleição.

Carlos possui um pensamento político alinhado com o atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Roberto Requião (PT)

O principal nome da oposição, hoje vinculado ao PT, com uma grande história política, sendo inclusive Governador por três mandatos.

Hoje, com 81 anos, Roberto tenta novamente ocupar o cargo.

Angela Machado (PSOL)

Angela é professora e tem seu nome indicado pelo PSOL ao governo do Paraná.

A professora é um símbolo de resistência da educação e foi um dos nomes que estava no embate entre os professores e a polícia militar que ocorreu em 2015.

Cesar Silvestri Filho (PSDB)

Entre os pré-candidatos está o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri.

Também com um histórico político, ex-Deputado Estadual, ele deixou a prefeitura da cidade de Guarapuava para tentar concorrer a governador de São Paulo.

candidatos a governador

Pré-candidatos a Senador do Paraná

Mesmo com somente uma vaga no Senado Federal a ser disputada esse ano no estado do Paraná, há uma grande concorrência pela vaga, são 10 os pré-candidatos com interesse no cargo.

Álvaro Dias (Podemos)

Talvez o nome mais conhecido, Álvaro concorreu à Presidência da República tendo por base de sua propaganda o apoio incondicional ao então juiz Sérgio Moro.

Guto Silva (PP)

Disputando também ao cargo, temos o ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva é um empresário já com 45 anos e homem de confiança do atual governador, Ratinho Júnior.

Luiz Cláudio Romanelli (PSB)

Para além destes nomes, Luiz também manifestou interesse em disputar a concorrida vaga no Senado.

O Deputado Estadual de 65 anos já declarou apoio ao ex-presidente Lula, portanto não se sabe se prosseguirá no partido até a eleição.

Orlando Pessuti (MDB)

O ex-Governador, Orlando Pessuti tem interesse no Senado Federal.

Ele depende da aprovação de seu próprio partido, como ele já atuou como vice de Roberto Requião, ainda há dúvidas sobre como deve ser a estratégia do partido em relação a Pessuti.

Alex Canziani (sem partido)

Também concorrendo à vaga está, Alex Canziani, ex-Deputado Federal.

Ele já tentou concorrer ao cargo na última eleição, porém não teve sucesso, o pré-candidato já passou mais de duas décadas como Deputado Federal.

Paulo Martins (PSC)

É outro político com interesse no cargo em questão.

O jornalista já se envolveu com algumas polêmicas envolvendo fake news e chegou a ter o seu perfil removido de redes sociais.

Possui alinhamento político e ideológico com o atual governador do Paraná e com o Presidente Bolsonaro.

Aline Sleutjes (União Brasil)

Na mesma linha do governo, Aline Sleutjes concorre ao Senado Federal.

A pré-candidata está no seu primeiro mandato como Deputada Federal, porém já possui alguma história na política como Vereadora.

Florisvaldo Fier (PT)

O ex-Deputado Federal conhecido como Dr. Rosinha, é um nome cotado para concorrer ao cargo.

Essas são as opções de candidatos a Governador e Senador no estado do Paraná.

Continue navegando no nosso blog para ter acesso a mais artigos!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui