Publicidade

Candidatos a Governador e Senador em Santa Catarina – Eleições 2022

14/01/22 8:10 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Com as Eleições de 2022 chegando, é importante se preparar e conhecer os candidatos a Governador e Senador em Santa Catarina, o quanto antes.

Isso porque você poderá ter mais tempo para conhecer os nomes que pretendem disputar as eleições bem como informações importantes de suas carreiras.

Veja neste artigo mais sobre quem são os candidatos a Governador e Senador em Santa Catarina em 2022.

Publicidade

Candidatos a Governador em Santa Catarina

Até agora esses são alguns dos candidatos a Governador definidos em Santa Catarina.

Carlos Moisés da Silva (Republicanos)

Nascido em Florianópolis, Carlos Moisés, como é mais conhecido, é o atual Governador de Santa Catarina e está concorrendo como pré-candidato ao cargo pelo Partido Republicano.

Com formação em direito, Carlos Moisés, foi eleito com 70% dos votos no segundo turno em 2018, sendo o seu primeiro mandato na vida política.

Durante seu governo, dois processos de Impeachment foram iniciados, no entanto, ele foi absolvido em ambos.

Publicidade

Dário Elias Berger (PSB)

Dário Berger, de 2007 até 2022 participou do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no entanto, recentemente se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), que ainda passa por uma disputa interna para lançar um candidato.

Formado em Administração de empresas, Berger começou sua vida política em 1996 quando foi Prefeito de São José, seguindo de Florianópolis entre 2005 até 2013.

Atualmente ele atua como Senador da República por Santa Catarina.

Jorginho dos Santos Mello (PL)

Filiado ao Partido Liberal (PL), Jorginho Mello, atualmente é Senador da República pelo estado de Santa Catarina e é uma das apostas pelo partido do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para retomar o poder no estado.

Mello começou sua carreira política em 1976 quando foi Vereador de Herval d’Oeste em Santa Catarina.

Após isso, já ocupou os cargos de Deputado Estadual, Federal e Senador por Santa Catarina.

Esperidião Amin Helou Filho (PP)

Esperidião Amin é formado em Direito e Administração de Empresas e atua na área pública desde 1969, durante o governo de Ivo Silveira, quando se tornou diretor de administração da Secretaria de Educação e Cultura de Santa Catarina.

Ele já foi Prefeito de Florianópolis, bem como Governador de Santa Catarina (1999-2003), Deputado Federal por SC e hoje ele atua como Senador pelo estado de Santa Catarina.

Esperidião Amin é um possível nome a ser indicado candidato a Governador pelo Partido Progressistas (PP).

Décio Nery Lima (PT)

Advogado e professor, Décio Lima iniciou sua carreira política em 1981 quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Desde então ele já foi eleito a Deputado Federal por Santa Catarina, Vereador de Blumenau e Prefeito de Blumenau (1997-2005).

Natural de Itajaí (SC), Décio Lima, fez parte da disputa ao cargo de Governador de SC em 2018, no entanto, foi derrotado por Carlos Moisés da Silva, o atual Governador do estado.

Carlos Fernando Agustini (PDT)

Carlos Fernando Agustini, mais conhecido como Fernando Coruja, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e uma das indicações do partido a concorrer à disputa pelo cargo de Governador de Santa Catarina.

Sua carreira política se firmou em 1989 quando foi eleito a Vereador de Lages (SC), sua cidade natal, sendo que depois disso ele foi eleito a Deputado Federal por SC e Prefeito de Lages (1993-1996).

candidatos a governador

Pré-candidatos a Senador em Santa Catarina

Até o momento, poucos nomes foram lançados como candidatos para concorrer ao Senado Federal por Santa Catarina.

Um adendo importante é que devido à forte disputa dentro do Partido Socialista Brasileiro, existe a possibilidade de Dário Berger disputar a reeleição caso outro nome seja lançado pelo PSB.

Clarikennedy Nunes (PTB)

Clarikennedy Nunes, mais conhecido como Kennedy Nunes, é um dos nomes do seu partido, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), para disputar as eleições como Senador federal por SC.

Kennedy Nunes começou sua trajetória pública em 1996, quando foi Secretário do Governo Wittich Freitag em Joinville, sua cidade natal.

Depois disso, ele já foi Vereador em Joinville por dois mandatos e é Deputado Estadual de Santa Catarina desde 2006, sendo este seu segundo mandato.

Enquanto era filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Nunes fazia parte do movimento nacional criado por conservadores e religiosas, chamado “Acorda Senado”.

Quer saber mais sobre as Eleições de 2022 e outros candidatos a Governador e Senador de outros estados? Confira mais informações no site e se mantenha informado!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui