O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República as Eleições 2022 ocorreu na noite deste domingo, 28/08.
Confira os principais pontos do Debate agora e fique bem informado!
O Debate foi promovido pela Folha de S. Paulo, UOL, TV Band e TV Cultura, contou com a participação de todos os candidatos com representação no Congresso Nacional: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo) Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UB).
As presenças de Lula e Bolsonaro só foram confirmadas poucos dias antes e o suspense se de fato estariam no mesmo estúdio se prolongou até uma hora antes de começar o evento com a chegada de Bolsonaro.
1º Debate Presidencial 2022
O debate presidencial trouxe os candidatos mais bem colocados nas pesquisas para responderem perguntas e debaterem entre si seus planos de governo.
A mediação do debate foi feita pelos jornalistas Eduardo Oinegue, Adriana Araújo, Leão Serva e Fabíola Cidral.
O programa também conta com perguntas de jornalistas da Band e dos veículos que formam o pool do debate.
Foram convidados a participar os 3 candidatos mais bem colocados nas pesquisas e candidatos de partidos com representantes na Câmara dos Deputados.
Como foi a Organização e Regras do Debate?
No 1º bloco do debate, cada candidato tem 1 minuto para responder a pergunta escolhida por jornalistas dos veículos de comunicação que compõem o pool.
Depois da 1ª rodada, são feitas 3 perguntas diferentes e 2 candidatos respondem a mesma pergunta.
A ordem das respostas é a mesma ordem dos presidenciáveis no estúdio.
Em seguida, é feita a 1ª rodada de perguntas entre os candidatos. Nessa etapa, a ordem definida foi: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luiz Felipe D’Ávilla, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.
No 2º Bloco, os jornalistas do pool de emissoras fazem perguntas para os candidatos. Os jornalistas escolhem quem reponde à pergunta e quem pode comentar a resposta. Todos os candidatos participam desta rodada.
O 3º bloco do debate é marcado por uma nova rodada de embate entre os candidatos. Nesta rodada, segue a seguinte ordem: Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Luiz Felipe D’Ávila.
Depois do confronto entre os candidatos, é realizado uma nova rodada de perguntas dos jornalistas. Novamente são feitas 3 perguntas diferentes, com 2 candidatos respondendo a mesma pergunta.
Bolsonaro ataca jornalista
O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a jornalista Vera Magalhães ao responder questionamento sobre a vacinação no Brasil durante o debate na Band entre os presidenciáveis.
A jornalista Vera Magalhães citou que a desinformação sobre vacinas teria sido difundida pelo presidente Jair Bolsonaro ao questionar sobre o tema. O primeiro a responder a pergunta foi o presidenciável Ciro Gomes (PDT).
Logo em seguida, Bolsonaro disse: “Vera, não podia esperar alguma coisa de você. Você dorme pensando em mim, tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido no debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. A jornalista não teve a oportunidade de se defender.
Brigas nos bastidores
O coordenador da campanha digital do Partido dos Trabalhadores (PT), André Janones, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles discutiram no lounge da Band neste domingo (28) durante o primeiro debate presidencial de 2022.
A confusão teria começando quando Lula citou queda no desmatamento em seu governo e Salles contestou aos gritos. Após a briga, Janones ainda discurtiu com Nikolas Ferreira e Sérgio Camargo.
Quem se saiu melhor no Debate Presidencial?
A candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet, teve a melhor avaliação no debate presidencial, segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o pior, na avaliação dos participantes.
A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%.
O petista Luiz Inácio Lula da Silva com 10%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%.