Publicidade

Confira como foi o Primeiro Debate Presidencial 2022!

Categoria(s): Eleições 2022
29/08/22 15:42 - Atualizado em 27 de setembro de 2022
Publicidade

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República as Eleições 2022 ocorreu na noite deste domingo, 28/08.

Confira os principais pontos do Debate agora e fique bem informado!

O Debate foi promovido pela  Folha de S. Paulo, UOL, TV Band e TV Cultura, contou com a participação de todos os candidatos com representação no Congresso Nacional: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo) Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UB).

Publicidade

As presenças de Lula e Bolsonaro só foram confirmadas poucos dias antes e o suspense se de fato estariam no mesmo estúdio se prolongou até uma hora antes de começar o evento com a chegada de Bolsonaro.

1º Debate Presidencial 2022

O debate presidencial trouxe os candidatos mais bem colocados nas pesquisas para responderem perguntas e debaterem entre si seus planos de governo.

A mediação do debate foi feita pelos jornalistas Eduardo Oinegue, Adriana Araújo, Leão Serva e Fabíola Cidral.

O programa também conta com perguntas de jornalistas da Band e dos veículos que formam o pool do debate.

Publicidade

Foram convidados a participar os 3 candidatos mais bem colocados nas pesquisas e candidatos de partidos com representantes na Câmara dos Deputados.

DEBATE PRESIDENCIAL

Como foi a Organização e Regras do Debate?

No 1º bloco do debate, cada candidato tem 1 minuto para responder a pergunta escolhida por jornalistas dos veículos de comunicação que compõem o pool.

Depois da 1ª rodada, são feitas 3 perguntas diferentes e 2 candidatos respondem a mesma pergunta.

A ordem das respostas é a mesma ordem dos presidenciáveis no estúdio.

Em seguida, é feita a 1ª rodada de perguntas entre os candidatos. Nessa etapa, a ordem definida foi: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Luiz Felipe D’Ávilla, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.

No 2º Bloco, os jornalistas do pool de emissoras fazem perguntas para os candidatos. Os jornalistas escolhem quem reponde à pergunta e quem pode comentar a resposta. Todos os candidatos participam desta rodada.

O 3º bloco do debate é marcado por uma nova rodada de embate entre os candidatos. Nesta rodada, segue a seguinte ordem: Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Luiz Felipe D’Ávila.

Depois do confronto entre os candidatos, é realizado uma nova rodada de perguntas dos jornalistas. Novamente são feitas 3 perguntas diferentes, com 2 candidatos respondendo a mesma pergunta.

Bolsonaro ataca jornalista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a jornalista Vera Magalhães ao responder questionamento sobre a vacinação no Brasil durante o debate na Band entre os presidenciáveis.

A jornalista Vera Magalhães citou que a desinformação sobre vacinas teria sido difundida pelo presidente Jair Bolsonaro ao questionar sobre o tema. O primeiro a responder a pergunta foi o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Logo em seguida, Bolsonaro disse: “Vera, não podia esperar alguma coisa de você. Você dorme pensando em mim, tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido no debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. A jornalista não teve a oportunidade de se defender.

Brigas nos bastidores

O coordenador da campanha digital do Partido dos Trabalhadores (PT), André Janones, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles discutiram no lounge da Band neste domingo (28) durante o primeiro debate presidencial de 2022.

A confusão teria começando quando Lula citou queda no desmatamento em seu governo e Salles contestou aos gritos. Após a briga, Janones ainda discurtiu com Nikolas Ferreira e Sérgio Camargo.

Quem se saiu melhor no Debate Presidencial?

A candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet, teve a melhor avaliação no debate presidencial, segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o pior, na avaliação dos participantes.

A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%.

O petista Luiz Inácio Lula da Silva com 10%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%.

Publicidade

Conteúdos relacionados à este

Conheça a ferramenta de pesquisa eleitoral do Google!

Conheça a ferramenta de pesquisa eleitoral do Google!

O Google lançou uma ferramenta nestas Eleições de 2022, a “Central Google Trends – Eleições 2022”, a pesquisa eleitoral do Google. Essa ferramenta é exclusiva para buscas sobre informações nas eleições de 2022. A página revela dados em tempo real de todos os...

ler mais

Deixe um comentário aqui