Eymael do partido Democracia Cristã (DC) está definido como candidato à Presidência da República.
Essas eleições definirão os próximos representantes durantes os 4 anos seguintes, conhecer cada opção é dever do cidadão eleitor.
Conheça aqui mais sobre a trajetória política do candidato Eymael, bem como seus feitos políticos.
Eymael: Sua carreira na política
O candidato José Maria, agora conhecido como “Constituinte Eymael”, é advogado e ex-Deputado Federal, chegou aos 82 anos e agora disputa a Presidência pela sexta vez pelo partido Democracia Cristã (DC)
O candidato é filho de João e Lígia Porto, e graduou-se em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Ele se filiou ao Partido Democrata Cristão (PDC) em 1962, e começou uma militância na Juventude Democrata Cristã.
O partido foi extinto pelo Ato Institucional n° 2, em 27 de outubro de 1965.
Vale frisar que este fato ocorreu durante o regime militar no Brasil, quando já trabalhava como presidente do Grupo Nacional de Serviços.
No ano de 1980 com o fim do bipartidarismo, o candidato se filiou ao Partido Democrático Social (PDS).
Disputou sua primeira eleição no ano de 1982, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), quando tentou uma vaga na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, mas não obteve sucesso.
Logo após deixar o PTB, se tornou o responsável pela reorganização do Partido Democrata Cristão (PDC) no estado de São Paulo, por conta de sua refundação em 1985.
Ainda em 1985, ele se lançou candidato pela primeira vez à Prefeitura de São Paulo pelo PDC, ficou nas últimas posições, com 4.578 votos.
Seu jingle de campanha com o famoso refrão até hoje é muito popular.
Já em 1986, aproveitando a popularidade do jingle, ele foi eleito Deputado Federal constituinte com 72.132 votos e também reeleito em 1990, com 34.191 votos.
Vale frisar que durante a primeira legislatura, tentou novamente a prefeitura de São Paulo em 1988 e em 1992, mas novamente foi derrotado em ambas.
Seu nome chegou a ser cogitado para a campanha presidencial de 1989, contudo, o PDC preferiu apoiar o liberal Guilherme Afif Domingos.
No ano de 1993, o PDC se fundiu ao PDS, criando o Partido Progressista Reformador (PPR).
A fusão dos partidos não foi aceita pelo candidato, que buscava mais espaço político, e acabou saindo da legenda recém-criada.
Fundou dois anos depois o Partido Social da Democracia Cristã (PSDC) no dia 30 de março de 1995, (PSDC), cujos maiores compromissos são o “Compromisso com a família, com a defesa de seus valores e o atendimento pleno de suas necessidades”.
Disputou já pelo seu PSDC as eleições de 2002, como Deputado Federal e obteve 8.950 votos (0,01% dos válidos, à época).
Também, concorreu nas eleições municipais de 2012, quando ficou na 11° colocação com 5.382 votos (0,09% dos válidos, à época) dentre os 12 candidatos.
Resolveu não disputar as eleições municipais de 2016, e cedeu a sua vaga ao empresário João Bico, o vice-presidente da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais do estado.
Plano de governo
O programa de governo do candidato tem como destaques:
- “O resgate e a proteção dos valores éticos da família e a satisfação plena de suas necessidades” que segundo o programa
- “O fundamento, a inspiração e o objetivo permanente” do partido no exercício da Presidência da República.
O documento possui 9 páginas, e foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com diversas diretrizes de governo “para construir um novo e melhor Brasil” destaca propostas para as áreas de economia, segurança pública, saúde e educação, entre outros.
Para a política econômica que está voltada à geração de emprego, as propostas incluem:
- Apoio à construção civil, por intermédio de política tributária específica além de políticas de desenvolvimento urbano e saneamento básico
- Uma política oficial de apoio ao empreendedorismo e incentivo para a abertura e desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas
- Apoio à formação de mão de obra através de cursos profissionalizantes, inclusive de curto prazo.
O plano também pretende promover a tão falada reforma tributária com objetivo de tornar a simplificação, à redução da carga tributária e ao respeito da capacidade contributiva o foco do programa neste seguimento.
Essas são as informações sobre o candidato à Presidência da República, Constituinte Eymael do partido Democracia Cristã (DC).
Quer conhecer os outros candidatos à Presidente da República? Confira o nosso blog!