Publicidade

Leonardo Péricles: Informações sobre esse candidato à Presidência em 2022

24/04/22 15:57 - Atualizado em 7 de junho de 2022

Leonardo Péricles é um dos nomes para as Eleições 2022 como Presidente da República.

As Eleições estão prestes a começar, e consultar sobre cada candidato é o melhor meio antes de tomar a decisão do voto.

Conheça a trajetória política do candidato Leonardo Péricles no decorrer desse artigo.

Publicidade

Leonardo Péricles: Conheça esse candidato

Leonardo Péricles tem 40 anos e é de Belo Horizonte, morador da ocupação urbana Eliana Silva, na região do Barreiro, sendo o primeiro pré-candidato à Presidência da República pela Unidade Popular pelo Socialismo (UP).

O Candidato de um dos partidos mais jovens do país, o Unidade Popular fundado em 2019, Leonardo é técnico eletrônico e mecânico de manutenção de máquinas.

Nascido em Minas Gerais em 1981, está concorrendo à sua primeira eleição presidencial.

Péricles é morador da periferia, diz se inspirar em figuras como o Presidente do Chile, Gabriel Boric, eleito em março deste ano com o apoio de uma ampla coalizão de partidos de esquerda, e admira ícones históricos como Lenin e Che Guevara.

Publicidade

O Presidente da Unidade Popular, defende a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, defende também o fim do teto de gastos e do programa de privatizações.

Nas Eleições Municipais de 2020, a UP tentou lançar a candidatura de Péricles para Prefeito do município de Belo Horizonte (MG), mas, acabou formando uma coligação com o PSOL.

Péricles foi então candidato a vice-Prefeito de Áurea Carolina (PSOL).

Os dois acabaram a disputa em quarto lugar, com 8,33% dos votos ou 103.115.000 votos.

O vencedor do pleito foi o Prefeito Alexandre Kalil (PSD) que foi reeleito no primeiro turno da votação com 63,36%.

Péricles pretende manter sua própria candidatura apesar de suas declarações de ampla frente contra o Presidente Jair Bolsonaro, o candidato da UP tem ressalvas sobre a aproximação da esquerda com partidos e lideranças centristas.

Péricles vive em uma ocupação, começou na política no movimento do ensino médio e luta pela causa da habitação.

A UP defende o socialismo para dar à população acesso à saúde, educação, alimentação, emprego, transporte e moradia.

Para Leonardo é preciso uma candidatura que se oponha ao capital financeiro e revogue medidas antipopulares como:

  • Reformas trabalhista e previdenciária
  • Fim das privatizações
  • Controle cidadão da dívida nacional
  • Congelamento dos preços dos alimentos
  • Fim da fome
  • Defesa das reformas urbana e agrária.

Outro ponto que o pré-candidato defende como fundamental para a efetivação da democracia no Brasil é a punição dos torturadores da ditadura militar.

Para ele o fato de temos um Presidente que defendeu e elogiou esses torturadores publicamente contribui para que a violência contra jovens negros da periferia ocorra impunemente.

O candidato defende que é preciso ocupar as ruas com milhões de pessoas em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Citando como exemplo recente o que aconteceu no Chile, onde a população ocupou as ruas e garantiu diversas conquistas, como a Constituinte com ampla representação do povo.

leonardo péricles

Coligações e candidato a vice-Presidente

O Unidade Popular (UP) ou Unidade Popular pelo Socialismo é um partido político brasileiro fundado em 2014 e registrado em 2019.

Em abril de 2022, tinha 3.224 membros associados aos movimentos sociais que atuam em defesa do poder popular e do socialismo.

O partido defende a nacionalização do sistema bancário, o controle social de todos os monopólios e consórcios capitalistas e dos meios de produção nos setores estratégicos da economia.

O nome da organização é inspirado na coalizão de partidos de esquerda liderada por Salvador Allende formada para a eleição presidencial chilena de 1970.

O candidato a vice-Presidente de Leonardo Péricles ainda não foi definido, e o UP não faz parte de nenhuma federação partidária, por enquanto.

As Eleições no Brasil ocorrem no dia 02 de outubro e, se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Acompanhe mais artigos importantes no nosso blog e conheça mais candidatos as Eleições 2022!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui