Leonardo Péricles é um dos nomes para as Eleições 2022 como Presidente da República.
As Eleições estão prestes a começar, e consultar sobre cada candidato é o melhor meio antes de tomar a decisão do voto.
Conheça a trajetória política do candidato Leonardo Péricles no decorrer desse artigo.
Leonardo Péricles: Conheça esse candidato
Leonardo Péricles tem 40 anos e é de Belo Horizonte, morador da ocupação urbana Eliana Silva, na região do Barreiro, sendo o primeiro pré-candidato à Presidência da República pela Unidade Popular pelo Socialismo (UP).
O Candidato de um dos partidos mais jovens do país, o Unidade Popular fundado em 2019, Leonardo é técnico eletrônico e mecânico de manutenção de máquinas.
Nascido em Minas Gerais em 1981, está concorrendo à sua primeira eleição presidencial.
Péricles é morador da periferia, diz se inspirar em figuras como o Presidente do Chile, Gabriel Boric, eleito em março deste ano com o apoio de uma ampla coalizão de partidos de esquerda, e admira ícones históricos como Lenin e Che Guevara.
O Presidente da Unidade Popular, defende a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, defende também o fim do teto de gastos e do programa de privatizações.
Nas Eleições Municipais de 2020, a UP tentou lançar a candidatura de Péricles para Prefeito do município de Belo Horizonte (MG), mas, acabou formando uma coligação com o PSOL.
Péricles foi então candidato a vice-Prefeito de Áurea Carolina (PSOL).
Os dois acabaram a disputa em quarto lugar, com 8,33% dos votos ou 103.115.000 votos.
O vencedor do pleito foi o Prefeito Alexandre Kalil (PSD) que foi reeleito no primeiro turno da votação com 63,36%.
Péricles pretende manter sua própria candidatura apesar de suas declarações de ampla frente contra o Presidente Jair Bolsonaro, o candidato da UP tem ressalvas sobre a aproximação da esquerda com partidos e lideranças centristas.
Péricles vive em uma ocupação, começou na política no movimento do ensino médio e luta pela causa da habitação.
A UP defende o socialismo para dar à população acesso à saúde, educação, alimentação, emprego, transporte e moradia.
Para Leonardo é preciso uma candidatura que se oponha ao capital financeiro e revogue medidas antipopulares como:
- Reformas trabalhista e previdenciária
- Fim das privatizações
- Controle cidadão da dívida nacional
- Congelamento dos preços dos alimentos
- Fim da fome
- Defesa das reformas urbana e agrária.
Outro ponto que o pré-candidato defende como fundamental para a efetivação da democracia no Brasil é a punição dos torturadores da ditadura militar.
Para ele o fato de temos um Presidente que defendeu e elogiou esses torturadores publicamente contribui para que a violência contra jovens negros da periferia ocorra impunemente.
O candidato defende que é preciso ocupar as ruas com milhões de pessoas em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Citando como exemplo recente o que aconteceu no Chile, onde a população ocupou as ruas e garantiu diversas conquistas, como a Constituinte com ampla representação do povo.
Coligações e candidato a vice-Presidente
O Unidade Popular (UP) ou Unidade Popular pelo Socialismo é um partido político brasileiro fundado em 2014 e registrado em 2019.
Em abril de 2022, tinha 3.224 membros associados aos movimentos sociais que atuam em defesa do poder popular e do socialismo.
O partido defende a nacionalização do sistema bancário, o controle social de todos os monopólios e consórcios capitalistas e dos meios de produção nos setores estratégicos da economia.
O nome da organização é inspirado na coalizão de partidos de esquerda liderada por Salvador Allende formada para a eleição presidencial chilena de 1970.
O candidato a vice-Presidente de Leonardo Péricles ainda não foi definido, e o UP não faz parte de nenhuma federação partidária, por enquanto.
As Eleições no Brasil ocorrem no dia 02 de outubro e, se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Acompanhe mais artigos importantes no nosso blog e conheça mais candidatos as Eleições 2022!