Publicidade

Como funciona e para que serve a Pesquisa Eleitoral?

Categoria(s): Eleições 2022
29/03/22 10:31 - Atualizado em 27 de maio de 2022

Você já ouviu falar sobre a Pesquisa Eleitoral?

Estamos acompanhando cada vez mais a divulgação de dados de pesquisas eleitorais no Brasil nas principais TVs ou jornais impressos.

Finalmente, entramos em 2022, que promete ser uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos.

Publicidade

Como resultado, há pessoas que questionam a eficácia das pesquisas, argumentando que elas visam influenciar os votos dos eleitores em seus candidatos favoritos.

Pensando nisso, preparamos um artigo explicando o que é a Pesquisa Eleitoral e suas funções durante a época de Eleições.

Pesquisa Eleitoral: Entenda sua importância

A Pesquisa Eleitoral é o questionamento do eleitor ou eleitor em um determinado momento sobre os candidatos e candidatos que podem ou já estão concorrendo a uma eleição.

O Glossário Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica como funciona essa ferramenta de opinião pública, utilizada por institutos ou órgãos que realizam pesquisas para verificar as preferências do eleitor nos meses que antecedem a eleição.

Publicidade

Primeiro, corporações de mídia, instituições financeiras ou mesmo partidos políticos entram em contato com pesquisas para encomendar um estudo sobre o comportamento eleitoral das pessoas.

Vale destacar que os institutos de pesquisa trabalham não apenas com estudos de intenção de voto, mas, para entender a opinião da população sobre diversos temas que vão desde a avaliação visual de novos produtos até a percepção de planos de saúde.

Com o como parte de uma pesquisa encomendada, os pesquisadores usam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou outra empresa pública relevante para definir uma amostra representativa do grupo a ser pesquisado.

Esse movimento é necessário para selecionar um número limitado de pessoas cujas características sejam semelhantes ao grupo maior que se deseja estudar, que os estatísticos chamam de universo.

Em dezembro de 2021, o Plenário do TSE aprovou as atualizações da Resolução nº 23.600, que trata do registro e divulgação de pesquisas de opinião e eventuais candidaturas.

A proposta inclui inovações na resolução para ressaltar que o Tribunal não realiza controle prévio dos resultados da pesquisa, nem gerencia ou cuida da divulgação da pesquisa.

Outra passagem esclareceu que o registro da pesquisa não exige a divulgação do resultado, a proposta incluiu o instituto da associação partidária nas disposições das resoluções.

Outra inovação é que a pesquisa apresentada publicamente como eleitoral é reconhecida como pesquisa sem registro.

A norma, também, observa que o exercício do poder de polícia contra a divulgação de pesquisas cabe ao juiz de controle eleitoral.

pesquisa eleitoral

Como consultar pesquisas registradas no TSE?

O registro das eleições é um procedimento puramente eletrônico, realizado via Internet e a qualquer momento, independentemente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.

As informações e dados registrados no sistema estarão disponíveis a qualquer interessado pelo prazo a partir de 30 dias.

Recomenda-se a leitura do art. 33, 34, 35 e 96 da Lei nº 9.504/1997.

Também, como as Resoluções TSE 23.600 de 12 de dezembro de 2019 e 23.608 de 18 de dezembro de 2019, que respectivamente, para as eleições de 2022, regulamentam o registro e divulgação de pesquisas e o processamento de Petições, reclamações e pedidos de resposta.

De notar que o Tribunal Eleitoral não exerce controlo prévio sobre os resultados dos inquéritos, gere ou cuida da sua divulgação, agindo como provocado por representação.

O serviço online dos sites do TSE contém mais de 300 verbetes utilizados por quem trabalha em órgãos de justiça eleitoral.

A ferramenta traça, de depoimento em depoimento, um panorama real da evolução das eleições no país.

Os termos do glossário são de fácil consulta e são explicados em uma linguagem coloquial que traduz terminologia jurídica.

As entradas de serviço são organizadas em ordem alfabética, o que também facilita a pesquisa.

É importante destacar que, as pesquisas eleitorais são baseadas em estudos estatísticos que visam representar o universo da população em estudo.

Por outro lado, enquetes de um site ou página na Internet não têm um controle amostral sobre quem responde às perguntas, isso faz com que os dados sejam desproporcionais em relação ao universo da amostra.

Por exemplo, um lado à direita ou à esquerda tende a ter eleitores que se identificam com sua visão de mundo, se você realizar uma pesquisa neste universo, fica claro que seu candidato inflou o número de intenções de voto porque os dados da amostra foram completamente distorcidos, assim facilita a compreensão dos leitores e impossibilita a falta de fake News.

Agora que você entendeu o conceito e importância da Pesquisa Eleitoral, pode pesquisar mais sobre os dados mais recentes antes de decidir seu voto definitivo.

Acompanhe mais artigos sobre a temática política no nosso blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui