Publicidade

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

04/05/22 13:58 - Atualizado em 10 de junho de 2022

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão.

De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens entre 16 e 17 anos, mas, obrigatório a partir dos 18 anos.

Se ainda não tirou o seu título de eleitor, saiba que o prazo foi até o dia 4 de maio, após a data não será mais possível realizar o procedimento a tempo para votar nas eleições deste ano.

Publicidade

É importante ficar atento às instruções de como esse procedimento pode ser feito para que nas próximas eleições você esteja com esse documento em ordem.

Se for maior de 16 anos, procure obter os documentos necessários para o seu emitir o primeiro título e assim garantir a sua participação nas próximas eleições.

Para entender mais informações sobre o primeiro Título de Eleitor Online, confira a leitura.

Primeiro Título de Eleitor Online: Como funciona?

É possível emitir o primeiro Título de Eleitor Online por meio do sistema Titulo.Net usando computador, tablet ou celular, basta:

Publicidade
  1. Acessar o site
  2. Selecionar a opção “não tenho” na guia referente ao título de eleitor
  3. Preencher todos os campos com dados solicitados
  4. Para dar andamento na emissão do título de eleitor também deverão ser anexadas ao pedido pelo menos quatro fotografias, sendo a primeira uma fotografia (selfie) com documento oficial de identificação, as duas seguintes são a documentação utilizada para comprovar a identidade da primeira fotografia
  5. Deve ser anexado o comprovante de residência.

Homens entre 18 e 45 anos também devem apresentar um certificado de quitação do serviço militar.

As imagens devem ser totalmente legíveis, caso contrário, o pedido pode ser indeferido pelo tribunal eleitoral.

Após o envio dos dados, caso não haja pendências em aberto, você pode baixar o aplicativo e-Título para o seu celular e assim utilizar a versão digital do documento sem utilizar o título em papel da base de dados da justiça eleitoral.

primeiro título de eleitor

e-Título

O e-Título é um aplicativo para dispositivos móveis que ajuda na obtenção do formato digital do título de eleitor.

Ele permite acesso rápido e fácil às suas informações do tribunal eleitoral, tais como a versão digital do título do eleitor, situação eleitoral e colégio eleitoral (local de votação).

Pessoas físicas cujos dados biométricos são coletados pelo tribunal eleitoral também podem utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação.

O e-Título recebeu recentemente algumas atualizações, sendo que a mais importante delas é que o app agora mostra a foto do eleitor, para que o cidadão só possa apresentar seu perfil no aplicativo ao participar da votação.

Esta funcionalidade está disponível apenas para quem realizou cadastro biométrico

Outras alterações também foram feitas para proteger melhor os dados do usuário.

Com o e-Título, o eleitor agora deve responder a uma série de perguntas.

Somente as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e seus recursos.

Agora é necessário também criar uma senha de acesso do eleitor ao aplicativo.

Outras vantagens do e-Título incluem a emissão de certidões de quitação eleitoral, que ficam à disposição do eleitor a qualquer momento.

O app também compartilha o endereço do colégio eleitoral e dá informações sobre a situação eleitoral que você está.

Se você estiver fora do seu endereço de voto na eleição, pode utilizar o e-Título para justificar a sua ausência através da geolocalização da aplicação.

Porém, esta opção de funcionalidade só está disponível no dia da eleição das 7h00 às 17h00.

Já para conseguir justificar fora do dia da eleição, o eleitor pode apresentar documento que comprove o motivo de sua ausência em até 60 dias de cada eleição ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil.

O aplicativo do e-Título pode ser baixado aplicativo gratuitamente nas lojas online Google Play e App Store.

Lembrando que é importante estar em dia com as suas obrigações eleitorais para que você consiga emitir outros documentos oficiais, assumir cargos públicos e também ocupar vagas de empregos com a carteira assinada.

Se você nunca votou e pretende esse ano, não deixe de solicitar seu primeiro Título de Eleitor Online o quanto antes!

Para mais informações sobre esse e outros assuntos é só continuar nos acompanhando pelo blog!

Conteúdos relacionados à este

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais
Como emitir o seu Título de Eleitor Online?

Como emitir o seu Título de Eleitor Online?

Você sabia que é possível emitir um Título de Eleitor online? Em 2 de outubro de 2022, milhões de brasileiros votarão para os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual ou Municipal. A segunda votação, se necessário, está...

ler mais

Deixe um comentário aqui