Publicidade

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

02/05/22 13:12 - Atualizado em 10 de junho de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa.

Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos.

Em 2022, o prazo para os eleitores regularizarem o seu recenseamento eleitoral era 4 de maio.

Publicidade

Este prazo foi definido pela Lei Eleitoral (Lei nº de cada eleição).

O processo de regularização ficou ainda mais fácil, você não precisa mais sair de casa, o eleitor sozinho precisa de um aparelho eletrônico com acesso à internet.

Os eleitores que não votaram na última eleição de 2020 e não regularizaram a sua situação eleitoral até a data estipulada, provavelmente terão seu título de eleitor revogado.

Quando as eleições chegarem, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral para garantir o direito ao voto.

Publicidade

Então, confira como regularizar Título de Eleitor Online para que você esteja apto a votar nas próximas eleições municipais.

Regularizar Título de Eleitor Online: Como fazer?

Para regularizar Título de Eleitor Online, você deve:

  1. Acessar o site do TSE
  2. Clicar em “Eleitores e Eleições” no menu superior
  3. Acessar o título de eleitor no canto esquerdo da tela
  4. Aplicar em como regular seu cadastro e,
  5. Após a caixa de mensagem abrir, clicar em “Verificar situação eleitoral”
  6. Preencha o formulário com nome ou CPF.

Após o preenchimento, o site informará sobre a situação do voto, existem apenas duas situações do título de eleitor: regular ou irregular.

Se estiver regular não será necessário regularizar o título de eleitor.

Caso o status apresentado conste irregular, o título de eleitor está invalidado ou bloqueado, será necessário regularizar a situação do título de eleitor.

Se você verificar que a sua situação consta como irregular, provavelmente você possui alguma multa em aberto e precisará quitá-la, para fazer isso basta seguir o passo-a-passo:

  1. Acesse o site do TSE
  2. Clique na seção do menu superior, clique em Eleitores e Eleições
  3. Clique em Baixar multas no lado esquerdo da tela
  4. Preencha o formulário com seus dados pessoais
  5. Clique em Consulta.

O site do TSE gera a guia que você precisa pagar, e o eleitor também pode escolher a forma de pagamento.

Após ele confirmar o pagamento da guia, verifique se o certificado de quitação da dívida da eleição está em dia.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total de registros eleitorais cancelados de 2018 a setembro de 2021 soma mais de 5 milhões de eleitores, incluindo eleitores brasileiros votando no exterior.

Esse número pode ser ainda maior, se levarmos em consideração o número de pessoas que pode não ter conseguido regularizar a sua situação até o prazo final informado.

regularizar título de eleitor online

Como fazer transferência do seu título?

Uma outra maneira de estar em dia com Justiça Eleitoral e participar ativamente das Eleições é através da transferência do título para o seu novo local de votação.

Qualquer pessoa que tenha se mudado para outra cidade, estado ou país e precise transferir o título para exercer a cidadania votando no novo endereço pode concluir o serviço rapidamente pelo Título Net.

Antes de iniciar os procedimentos, além de digitalizar ou fotografar os documentos necessários (frente e verso, se necessário) para a alteração do endereço de votação, também deve ser anexada uma selfie com o documento de identidade ao lado do rosto no aplicativo.

Para conseguir realizar a transferência, você deverá apresentar comprovante de residência (um ou mais documentos que comprovem a existência de residência de pelo menos 3 meses).

Não perca os prazos para manter sua situação em dia e se precisa regularizar Título de Eleitor Online, faça o quanto antes.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a Eleições de 2022? Continue acompanhando nosso blog!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais
Como emitir o seu Título de Eleitor Online?

Como emitir o seu Título de Eleitor Online?

Você sabia que é possível emitir um Título de Eleitor online? Em 2 de outubro de 2022, milhões de brasileiros votarão para os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual ou Municipal. A segunda votação, se necessário, está...

ler mais

Deixe um comentário aqui