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Saiba a importância da Pesquisa Eleitoral!

Categoria(s): Eleições 2020
02/08/20 15:11 - Atualizado em 15 de setembro de 2020

Muita gente tem curiosidade de saber a maneira dos institutos fazerem uma Pesquisa Eleitoral.

Realmente não é nada trivial, exige vários processos e um amplo trabalho estatístico.

Por causa da complexidade, algumas pessoas enxergam com olhos suspeitos a Pesquisa Eleitoral.

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Mas sim, é possível fazê-la e entender com certo grau de confiança as intenções de voto.

Para te mostrar isso, neste artigo iremos sanar as suas dúvidas, eleitor, sobre a Pesquisa Eleitora.

Saiba a diferença entre Marketing Político e Eleitoral

Como é feita a Pesquisa Eleitoral?

O objetivo da Pesquisa Eleitoral é conseguir identificar as intenções de voto de todo Brasil, Unidade Federativa ou município.

O ideal seria fazer a Pesquisa Eleitoral no qual entrevistasse todos os eleitores do país.

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Mas o problema disso seriam os custos elevadíssimos, além da impossibilidade prática.

Pois é impossível fazer todos com os eleitores aptos a votar, responderem a pesquisa de intenção de voto.

Solucionando esse problema, os pesquisadores utilizam, então, de uma fração aleatória e diversa da população.

Normalmente são entre 2 mil e 4 mil pessoas entrevistadas de forma aleatória.

Sobretudo no seu conjunto de características sociais, econômicas, étnicas e demográficas, representando a sociedade.

Sendo assim, chamamos esses escolhidos da entrevista de “Amostra“.

Por meio da amostra e usando de conhecimentos estatísticos, podemos deduzir as intenções dos votos da população.

pesquisa eleitoral

No entanto, existe margem de erro no qual varia entre 2% a 3,5%, dependendo da quantidade de pessoas entrevistadas.

Quanto mais pessoas são entrevistadas, menor a margem de erro.

Além dos pesquisadores prestarem atenção na amostra, deverão ficar atentos ao questionário e à forma de abordagem dos entrevistadores.

Tanto um, quanto o outro, não podem influenciar ou interferir na resposta do entrevistado.

Se tudo tiver sido feito certo, o eleitor pode confiar sim nas pesquisas eleitorais.

Por que é feita a Pesquisa Eleitoral?

Muita gente ainda acredita que a pesquisa é feita para nós, os eleitores, mas isso não é verdade.

A Pesquisa, normalmente é encomendada por agentes privados e têm os principais interessados em dois grandes grupos:

Grupos Políticos: em épocas de eleições ou pré-eleições as pesquisas eleitorais são a ferramenta chave do marketing eleitoral.

Através delas os partidos e candidatos podem saber a quais parcelas da população seus discursos estão atingindo.

A Pesquisa Eleitoral traça estratégias novas ao tentar reverter o jogo.

Grupos Empresariais e Financeiros: algumas associações de comércio, indústrias ou corretoras de valores mobiliários encomendam também.

O objetivo desses grupos é tentar entender o que acontecerá no cenário político e econômico a fim de guiar seus investimentos.

A política é determinante em alguns negócios e acarreta em flutuações de mercado.

Como o eleitor não deve usar a Pesquisa Eleitoral?

Infelizmente algumas pessoas guiam sua opção com base na Pesquisa Eleitoral.

Sobretudo em eleições dos líderes do executivo indiferente das esferas.

Vendo os candidatos mais bem posicionados, essas pessoas se esquecem de todos os outros, acreditando que perderá se votar em outros sem chance.

Isso é um erro, porque no Sistema Eleitoral Brasileiro há dois turnos.

O primeiro turno é feito no qual todos possam, justamente, votar no candidato com as ideias e propostas mais agradáveis ao eleitor.

No segundo turno, existe a oportunidade de fazer a votação de rejeição.

Dessa forma, aproveite o primeiro turno e vote em quem realmente acredita nas propostas.

Considerações Finais

A Pesquisa Eleitoral quando feita por institutos, consegue sim representar as intenções dos votos da população.

Se não fosse o caso, os políticos não baseariam suas estratégias de marketing nelas e nem os empresários as encomendariam.

Sendo assim, agora você sabe a importância da Pesquisa Eleitoral durante as Eleições.

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