Sofia Manzano, é a candidata escolhida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) na corrida pela Presidência da República.
O voto é a decisão definitiva do eleitor pelos próximos 4 anos, portanto, ele deve escolher sabiamente quem deverá representá-lo nos principais cargos.
Conhecer seus candidatos é um dever dos eleitores, para assim encontrar os que mais compactuem com sua visão de governo.
Separamos algumas informações sobre a candidata à Presidência da República, Sofia Manzano do PCB.
Sofia Manzano: Sua carreira política
A candidata Sofia Manzano faz parte do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Sofia nasceu em 1971 e se declarou ao TSE Tribunal Superior Eleitoral como servidora pública estadual.
A candidata é economista, professora, além de já ter sido candidata em 2014, quando foi vice à vice-Presidência do Brasil compondo a chapa de Mauro Iasi.
Sofia é militante do PCB desde 1989, e a sua filiação coincide com a reabertura política e também as primeiras eleições diretas no Brasil desde o regime militar de 1964.
Em 1992, Manzano integrou o Comitê Central de Reconstrução Revolucionária do PCB.
Vale destacar que após ser candidata à vice em 2014, também, foi lançada como pré-candidata à Presidência, mas a campanha não vingou.
Nascida em 19 de maio de 1971, em São Paulo, Sofia morou em Guarulhos na sua infância.
Sua família se mudou para a cidade de Santa Isabel na zona rural, conseguiu concluir a educação básica em escolas públicas e instituições privadas de São José dos Campos e Santa Isabel.
Em 1988, retornou à cidade de São Paulo e em 1989, teve participação na gravação do disco “Zimbo Trio e as Crianças” como flautista.
É graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Também, é mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Além disso, é doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente mora em Vitória da Conquista na Bahia desde 2013.
Sua trajetória e planos de governo
Sofia é militante do PCB desde 1989, ano da campanha presidencial após o período militar.
Em 1990, apoiou as delegações de sindicalistas na Conferência de Praia Grande (SP).
Neste evento foi decidido a desfiliação do movimento sindical que era comandado pelo PCB da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil.
Ela aprovou a filiação à Central Única dos Trabalhadores e teve participação em todos os congressos realizados pelo partido desde o IX Congresso do PCB (1991).
Em 1992, quando Manzano passou a integrar o Comitê Central da Reconstrução Revolucionária do PCB, no mesmo ano, reorganizou a União da Juventude Comunista (UJC), e ocupou o cargo de presidência.
Vale destacar que a candidata teve papel importante no restabelecimento de contatos internacionais, onde passou na década de 1990 pela Colômbia, Argentina, Portugal e Cuba.
Sofia esteve em Portugal duas vezes para as atividades políticas da UJC, e participou na reunião da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD).
O objetivo era reorganizar e que acabou assegurando a permanência da UJC no Conselho Geral da FMJD.
Como dirigente da UJC, também, participou da organização da delegação brasileira ao XIV Festival Mundial da Juventude, que aconteceu em julho de 1997.
Vale lembrar que no Movimento Estudantil, Manzano foi dirigente do Centro Acadêmico Leão XIII, na PUC, além de ter participado de vários congressos da União Nacional dos Estudantes.
Vale lembrar que nas eleições gerais de 2014, foi candidata à vice-Presidência do Brasil, disputando com Mauro Iasi para a Presidência.
No seu plano de governo Sofia propõe a criação de uma lei de responsabilidade social, de acordo com ela, isso deve “assegurar recursos para educação, saúde, saneamento básico, programas sociais e investimentos públicos”.
Para combater o desemprego, ela propõe a redução para 30 horas da jornada de trabalho semanal, mas sem a redução do salário real.
A candidata pretende lançar uma reforma tributária, que vai isentar da cobrança de imposto de renda todos os trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos.
O programa de governo de Sofia intitulado “Um Programa Anticapitalista e Anti-imperialista para o Brasil”, possui um total de 19 páginas.
Vale destacar que o documento que foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se declara como uma ferramenta ideológica de luta.
No programa de governo as propostas estão divididas em duas grandes áreas:
- Uma é chamada de programa emergencial, onde reúne reivindicações imediatas da classe trabalhadora na luta contra a ofensiva burguesa
- A outra é chamado de programa da revolução brasileira, com as propostas da candidata para a reorganização da economia.
Essas são as informações sobre a candidata à Presidência da República, Sofia Manzano pelo partido PCB.
Confira mais candidatos das Eleições 2022 no nosso blog!