Publicidade

Vera Lúcia: Veja mais informações sobre a candidata à Presidência em 2022!

25/09/22 8:19 - Atualizado em 27 de setembro de 2022
Publicidade

Saiba mais informações sobre a candidata à Presidência da República pelo partido PSTU, Vera Lúcia.

Conhecer os candidatos permite que você exerça seu direito de votar de maneira mais clara, analisando o histórico e propostas dos candidatos.

Tenha conhecimento sobre a trajetória de Vera Lúcia, bem como sua carreira política, a seguir.

Publicidade

Vera Lúcia: Sua carreira na política

A candidata à Presidência da República, Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, nascida em 12 de setembro de 1967, é filiada ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

É a atual Presidente da legenda no estado do Sergipe e foi uma das fundadoras do partido.

Vale frisar que Vera, também, concorreu à Presidência da República nas Eleições de 2018, a candidata recebeu 55.762 votos, cerca de 0,05% dos votos válidos.

Vera é de origem humilde de família pobre e nasceu no Estado de Pernambuco, tendo trabalhado ao longo da vida na indústria de calçados, como garçonete, faxineira e até datilógrafa.

Publicidade

Conseguiu estudar e graduou-se no curso de ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

No início de sua trajetória política, Vera se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Deixou a legenda em 1992, depois que foram expulsos do partido uma ala que defendia o impeachment de Fernando Collor, a chamada Convergência Socialista, ela ajudou a fundar o PSTU e se filiou à legenda em 1994.

Ainda jovem com apenas 19 anos, Vera virou militante do movimento sindicalista e saiu como candidata a Deputada Federal na eleição de 2006.

Concorreu ao cargo de Prefeita de Aracaju por quatro vezes em 2004, 2008, 2012 e 2016, sem nunca ter vencido uma eleição.

Vale informar que a candidata teve importante participação nos sindicatos e chegou à diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e também da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.

Vera já fez muitas críticas ao PT, no qual de acordo com Vera e o PSTU, o objetivo da esquerda não deveria ser uma campanha em defesa da libertação de Lula, mas sim:

  • “Aos mais de 20 milhões de desempregados, os 16 milhões que passam fome, os mais de 6 milhões que não têm uma casa para morar” disse ela, por conta da crise econômica de 2014.

Vera lúcia

Sua trajetória

Vera foi candidata do PSTU à prefeitura de Aracaju em todas as últimas quatro eleições, sendo que o melhor resultado foi em 2012, com 20.241 votos, ou seja, 6,6% dos votos válidos.

Em 2006 e 2014, ela tentou uma vaga na Câmara Federal e em 2010 se lançou à disputa a Governadora de Sergipe, mas sem sucesso.

Desde 2018, Vera vem desenvolvendo campanhas eleitorais de abrangência nacional ou em grandes centros do Sudeste do Brasil.

A candidata à Presidência pelo PSTU disputou cargos majoritários em duas grandes capitais do Brasil, Aracaju e São Paulo.

Em nenhuma das disputas conseguiu obter um resultado expressivo, o melhor resultado foi nas eleições municipais de 2012 quando disputou a Prefeitura de Aracaju, tendo obtido 6,6% dos votos válidos.

Por outro lado, na campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2020 o resultado foi ainda pior.

Em 12 de setembro de 2020, Vera foi lançada oficialmente como candidata a prefeita de São Paulo pelo PSTU.

No primeiro turno das eleições paulistanas ela ficou em penúltimo lugar entre os 13 candidatos e conquistou apenas 3.052 votos, o equivalente a 0,06% do eleitorado.

Para a disputa de Governo Estadual, Vera só tem em seu currículo uma tentativa.

Em resumo, foi em 2010, quando disputou as eleições para Governador Estadual do Estado de Sergipe.

Na campanha de 2018 à Presidência da República, o PSTU fez sua convenção no dia 20 de julho de 2018 e escolheu Vera como candidata a Presidente na eleição presidencial de 2018.

Vale frisar que o vice foi o professor Hertz Dias, filiado ao mesmo partido.

Em resumo, nas eleições de 2018, Vera recebeu 55.762 votos (0,05%) de um total de 115.933.000 votantes, terminou na 11º posição entre as 13 candidaturas.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é um partido político de extrema-esquerda do Brasil e foi fundado no ano de 1994, o registro definitivo foi feito em 1995.

Vale destacar que em julho de 2022 possuía cerca de 15.587 filiados.

Em resumo, o PSTU é uma organização socialista, que reivindica e defende o marxismo revolucionário, baseando-se nas teorias e práticas de Leon Trótski e de Nahuel Moreno.

O programa de governo de Vera destaca, primeiramente, a situação interna do Brasil e no âmbito externo, a submissão ao que é imposto por países ricos.

O programa defende os trabalhadores como protagonistas para a condução das políticas no país.

Na sequência, apresenta o socialismo como a solução contra “a barbárie que é promovida pelo capitalismo”.

O programa aponta ainda como saída para os pequenos empresários o perdão de dívidas bancárias de micro e pequenas empresas e o apoio técnico e de crédito.

Essas são as principais informações sobre a candidata à Presidência da República, Vera Lúcia.

Quer conhecer mais sobre outros candidatos? Confira os artigos do nosso blog!

Publicidade

Conteúdos relacionados à este

Deixe um comentário aqui