Publicidade

Como emitir o seu Título de Eleitor Online?

28/04/22 10:26 - Atualizado em 8 de junho de 2022

Você sabia que é possível emitir um Título de Eleitor online?

Em 2 de outubro de 2022, milhões de brasileiros votarão para os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual ou Municipal.

A segunda votação, se necessário, está prevista para 30 de outubro.

Publicidade

No Brasil, o registro e a eleição são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos, titulares e em dia com as obrigações perante o tribunal eleitoral.

Esta documentação deve ser regulamentada antes de 4 de maio, data que antecede o encerramento do recenseamento eleitoral para as Eleições de 2022, devido à elevada procura que poderá existir durante este período.

A obtenção do título de eleitor é um processo rápido e fácil que pode ser feito totalmente digitalmente e no conforto da sua casa.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Título de Eleitor online.

Publicidade

Título de Eleitor Online: Como emitir?

Para emitir a primeira via do Título Eleitoral online, basta:

  1. Acessar o sistema TituloNet disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  2. Ter seu smartphone pronto, pois, você precisará dele para tirar selfies e do seu para comprovar a identidade
  3. Selecionar a Unidade da Federação (UF) onde reside atualmente para registrar seu endereço de votação onde votará nas próximas eleições.
  4. Você será redirecionado para a próxima página onde encontrará os documentos que precisa ter prontos para envio: foto com carteira de identidade oficial brasileira (carteira de identidade, carteira profissional emitida por uma entidade criado por lei federal ou passaporte) comprovante de endereço e certidão de quitação militar (para homens dos 18 aos 45 anos que ainda não têm título de eleitor)
  5. Também deve fornecer os dados de identificação, procure a opção “Não tenho” no menu “título de eleitor”
  6. Preencha os campos indicados pelo sistema e vá para a próxima tela anexar as fotos solicitadas.
  7. Aguarde a análise do pedido pelo Tribunal Eleitoral.

O processo também pode ser acompanhado online, para isso basta aceder ao separador “Acompanhar o pedido” e comunicar o número de registo gerado na primeira fase do serviço.

Caso não haja pendências após o processamento dos dados, basta baixar o aplicativo e-Título em seu celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento sem o título em papel.

O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito através do Google Play e App Store, o aplicativo funciona nos sistemas operacionais Android e iOS.

título de eleitor online

Perguntas frequentes

Qual é o prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor para votar nas eleições?

De acordo com a lei, o recenseamento eleitoral é encerrado 150 dias antes das eleições para permitir que o tribunal eleitoral organize eleições a nível nacional depois de os serviços eleitorais poderem ser solicitados novamente.

Como tirar a segunda via?

Você pode usar a versão digital do seu título, baixar o aplicativo Título no seu celular (disponível para Android e iOS) ou obter uma nova cópia impressa gratuitamente no cadastro eleitoral.

Os documentos necessários são:

  • RG (com nomes, filiação, data de nascimento e nacionalidade)
  • Comprovante de residência atual (últimos 3 meses)
  • Para os homens, certificado de dispensa do serviço militar (exigido de 1º de julho do ano em que completou 18 anos a 31 de dezembro do ano em que completou 45 anos).

Como encontrar o meu local de votação?

Para consultar seu Colégio Eleitoral:

  1. Acesse no site a opção “Título e local de votação”
  2. Preencha seus dados em todos os campos
  3. Opte por consultar por nome ou título de eleitor.

Como ter a situação eleitoral regularizada?

Basicamente, para regularizar a sua situação eleitoral, não é permitido indicar qualquer motivo de cancelamento (por exemplo, a falta na revisão de eleitor), faltas e pedidos do tribunal eleitoral (como trabalhador na eleição, por exemplo) ou ter pago as multas aplicadas.

O que é o e-Título?

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção do título de eleitor, que permite acesso rápido e fácil às suas informações do tribunal eleitoral, tais como:

  • Título eleitoral digital
  • Situação eleitoral
  • Colégio eleitoral (local de votação).

Viu só como é fácil solicitar seu Título de Eleitor online? Quer mais conteúdos sobre as Eleições 2022?

Acompanhe nosso blog e confira diversos artigos sobre o assunto!

Conteúdos relacionados à este

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Como emitir seu primeiro Título de Eleitor Online?

Para poder votar e exercer os direitos políticos, a inscrição no alistamento eleitoral, é necessário a emissão do primeiro Título de Eleitor no caso de ser sua primeira emissão. De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo somente para jovens...

ler mais
Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

Saiba como regularizar Título de Eleitor Online!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o serviço online que facilita regularizar Título de Eleitor Online sem precisar sair de casa. Em princípio, para uma situação eleitoral adequada, não deve haver motivo de anulação ou suspensão de direitos políticos. Em 2022,...

ler mais
Qual a importância do Título de Eleitor?

Qual a importância do Título de Eleitor?

É muito importante que todos os eleitores do Brasil estejam em dia com a justiça eleitoral e tenham em mãos, seja em cédula de papel ou um dos personagens mais importantes nos pleitos realizados em nosso país, o Título de Eleitor. O ano de 2022 é um ano muito...

ler mais

Deixe um comentário aqui